Visando o bom convívio entre cidadãos, independente de credo, o gabinete do vice-prefeito, Danilo Funke, e a Coordenadoria Extraordinária de Igualdade Racial organizam a primeira Caminhada Contra Intolerância Religiosa de Macaé. Os idealizadores são Wagner Satiro e Jean Macaé, com apoio da Fundação Macaé de Cultura.
O objetivo da caminhada, segundo os organizadores, é reforçar o respeito entre as religiões. Wagner Satiro e Jean Macaé esperam reunir candomblecistas, umbandistas, evangélicos, católicos, wiccas, espíritas, bahá’is, judeus, muçulmanos, seguidores do Santo Daime, budistas, ciganos, e até ateus no dia 27 de outubro, às 10h, na Praça da Imbetiba.
De acordo com Jean Macaé, além do respeito, o crescimento da diversidade religiosa no país e o número de casos de intolerância também motivam o encontro.
Além de unir as religiões em prol da paz, a primeira caminhada também tem o intuito de fomentar o diálogo entre poder público e membros religiosos.
Segundo o vice-prefeito, Danilo Funke, todo cidadão deve ser respeitado. “Vivemos em um estado Laico e democrático, no qual devemos respeitar o próximo, independente de credo, classe social, raça ou qualquer outra diferença que possa existir. A caminhada é um início para incentivarmos essa iniciativa no nosso município e nas demais cidades que virão participar”, opinou.
Além do público macaense, outros grupos religiosos participarão da caminhada. A organização do evento espera cerca de 1,5 mil participantes.