Homenagem será no 15º Encontro Nacional das Primeiras Damas e Secretárias Municipais
Com a vida direcionada ao desenvolvimento do trabalho social do município, atuando especialmente no apoio e na defesa dos interesses dos pacientes oncológicos como presidente do Centro de Apoio ao Paciente Oncológico (CAPO), a primeira-dama de Macaé, Márcia Moraes, acaba de ter o seu trabalho reconhecido nacionalmente. Seu nome foi escolhido para receber homenagem durante o 15º Encontro Nacional das Primeiras Damas e Secretárias Municipais, realizado no final de semana em Belo Horizonte (MG).
A justificativa de homenagem foi a consolidação do trabalho prestado por Márcia no CAPO, que chegou a ser notado pelas esferas nacionais, superando assim todas as expectativas de sucesso da instituição. O documento formalizando a homenagem da seguinte inscrição: “A sua presença faz a diferença no evento, pois a homenagem que lhe é prestada nada mais é do que o reconhecimento da magnitude do seu trabalho como primeira dama de Macaé”.
Lamentavelmente, Márcia Moraes não pode estar presente no encontro, justamente pelo compromisso que assumiu anteriormente, já que nesta época do ano, a instituição toma todo o seu tempo.
- Esta homenagem veio como um estímulo ao meu trabalho, soando como um bússola indicando que estou no caminho certo. A homenagem veio me dar um novo ânimo e muita força para estar sempre aperfeiçoando e elevando a qualidade dos serviços prestados aos nossos pacientes no CAPO, declara a primeira dama, acrescentando que este reconhecimento chegou em boa hora, principalmente pelos grandes desafios que enfrenta no momento, ao traçar os planejamento para o próximo ano.
O sonho tornou realidade
Márcia tinha o sonho de oferecer apoio no momento mais difícil das pessoas, na descoberta do câncer. E a concretização deste sonho foi iniciado em fevereiro de 2006, ao inaugurar o Centro de Apoio ao Paciente Oncológico (CAPO). De lá pra cá, muito trabalho e dedicação foram empreendidos por junto ela, junto a instituição, fato que vem roubando seu tempo quase integral.
Mas por outro lado, os bons frutos vêm sendo comprovados, através da consolidação de um brilhante trabalho, conseguindo ainda superar todas as expectativas de sucesso da instituição. Sensível e inteligente, ela continua sonhando com um mundo melhor para todos e luta por uma sociedade com mais justiça social.
- A minha meta é desenvolver um trabalho interdisciplinar de excelência crescente, garantindo a expansão das atividades do CAPO, disse Márcia, lembrando ainda que a instituição se tornou uma referência de credibilidade na luta contra o câncer.
O Capo
Visando desenvolver um trabalho interdisciplinar de excelência sempre crescente, o Centro de Apoio ao Paciente Oncológico realiza um trabalho fundamentado no tratamento e no resgate da auto-estima dos pacientes, através das oficinas terapêuticas, de psicoterapia, de Fisioterapia, de serviço social, além de acompanhamento social (com visitas domiciliares/hospitalares aos pacientes acamados), atividades sociais e culturais, atendimento médico e jurídico e cantoterapia, e de atendimento terapêutico às famílias.
Associação civil de direitos privados, sem fins lucrativos, o Capo funciona na Rua da Igualdade, 56, Centro, de segunda à sexta-feira das 8h ás 17h. O e-mail é capoong@ig.com.br e o tel 2772-7174.
Metas para 2011
Para a primeira dama, a chegada de um novo ano é momento especial para refletir as próprias ações, renovar as coisas boas e eliminar as negativas. “Espero que em 2011 tenhamos um mundo com mais fraternidade e menos injustiças sociais, e que possamos melhorar ainda mais os serviços prestados pelo Capo”, adiantou Márcia, aproveitando a oportunidade para anunciar os projetos do Capo para 2011, onde se destacam os novos programas de Fisioterapia Respiratória, Hidroterapia, Alongamento, Acupuntura, e o Grupo de Mulheres Mastectomizadas, que irão funcionar em nova sede.