logo

Primeira Mobilização de Macaé a favor dos royalties é reconhecida pela Alerj

05/03/2010 12:30:41 - Jornalista: Douglas Fernandes

A primeira grande mobilização do município a favor dos royalties foi reconhecida pela Alerj durante a manifestação desta quinta-feira. O Deputado Gilberto Palmares entregou ao prefeito Riverton Mussi uma monção de Aplausos para a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, pela iniciativa pioneira em 1983 quando começou a mobilização a favor dos recursos dos royalties que tomou conta do país no período. Gilberto lembrou que a idealização da Câmara Municipal na pessoa da então vereadora foi crucial para que país atentasse para os efeitos da exploração do Petróleo.

- Macaé se mobilizou uma vez e conseguiu. Desta vez, volta a mostrar sua força. Mas não podemos deixar de lembrar que Marilena Garcia foi a responsável por nos levar a mobilização que culminou na Lei que nos garantiu os royalties. Na pessoa do prefeito Riverton gostaria de homenagear sua companheira de gestão que tem sido nossa aliada nessa nova luta, disse o deputado.

Ausente no movimento de ontem por motivos de tratamentos quimioterápicos provenientes de seu problema de saúde, Marilena agradeceu por telefone a homenagem e compartilhou com as mulheres macaenses a homenagem. “Esse reconhecimento eu compartilho com todas as mulheres, educadores e trabalhadoras macaenses que se mobilizaram há mais de 30 anos e as de hoje, que sabem o efeito que a proposta do sr. Ibsen Pinheiro terá para todos os municípios impactados pelos royalties. Essa Moção eu presenteio também a todas as mulheres em seu dia internacional (8 de Março)”.

Em 1984, a então vereadora Marilena Garcia por meio da Câmara Municipal de Macaé criou uma comissão, da qual presidiu e que consistiu em reuniões, seminários e protestos fora do município, articulando com as demais cidades impactadas pela exploração do petróleo uma campanha em defesa do pagamento dos royalties. A mobilização durou quatro anos e culminou com a Lei 7.990/1989.

Durante este período Marilena realizou encontros em diferentes estados e municípios, realizou passeatas, grupos de trabalho, tendo acampado ainda em frente à Alerj durante uma semana, reivindicando o pagamento dos royalties. “Não se trata de uma mobilização pessoal ou partidária. É uma mobilização em prol do futuro do nosso município e nós macaenses. Quem conheceu a cidade no começo da década de oitenta sabe o impacto que a exploração do petróleo causou em nossa sociedade. Ainda sofremos esses impactos, mas temos a compensação financeira. Tirar isso de nós moradores, trabalhadores, pais e jovens é sentenciar o futuro de Macaé nos próximos anos. Essa homenagem que recebo serve apenas para lembrar o que nós conquistamos e que devemos nos unir para continuar a mantê-la”, completou Marilena.