O I Fórum Permanente Intersetorial será realizado nesta quinta-feira (15), às 19h, no auditório Erosita França Lecler, do Conselho Municipal de Saúde. O evento está sendo organizado pelo Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas em parceria com a Coordenadoria Extraordinária de Políticas Sobre Drogas. O objetivo é proporcionar um espaço de discussão pública é colocar questões, ponderações, acrescentar e opinar sobre Política Pública de Prevenção às Drogas e Promoção da Saúde.
A presidente do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas, Magda Soraia Delfino, informou que o Fórum contará com a apresentação da palestra: “Políticas Públicas”, pelo mestre em Educação, professor Francisco Carlos Gomes.
- Todos os órgãos municipais e a sociedade civil organizada estão convidados a participar do evento. A entrada é gratuita e a nossa intenção é criar um espaço permanente para discutir o assunto, pelo menos a cada dois meses, independente do conselho, pois não vamos discutir em um encontro todas as políticas públicas de cada setor, competência, elaboração de metas e ações, encaminhamentos, conceitos, entre outros assuntos - afirmou.
Ela acrescentou ainda que a realização do fórum foi uma das propostas apresentadas durante o 3º Fórum de Políticas sobre Drogas realizado no ano passado.
- É importante que estejamos trabalhando em conjunto, capacitando pessoas com a finalidade de trabalhar a prevenção universal. É necessário acolher e dignificar o ser humano, ressaltou.
Ela enfatiza que o objetivo é promover também uma atuação política que promova a reflexão para defender a Política de Prevenção às Drogas e Promoção da Saúde, que seja eficaz, prática e que gere vida.
Magda Soraia conclui dizendo que é necessário entender na íntegra o que é Política Pública Intersetorial em todos os setores, que envolvam as áreas da saúde, educação, cultura, lazer, moradia, saneamento básico, entre outros. Com isso, na opinião dela, fica mais fácil trabalhar a prevenção.
O Conselho Municipal de Saúde fica localizado na Rua Teixeira de Gouveia, 469, Centro.