Foto: Tiago Ferreira
Equipe fez o recreativo na manhã deste sábado, no Cláudio Moacyr
Chegou o momento tão esperado pelo torcedor. Após três semanas de preparação, o Macaé Esporte inicia neste domingo (10), às 10h, a sua decisão contra o Criciúma que vale uma vaga na Série B do Brasileiro de 2011. A partida, a primeira das quartas-de-finais da Terceira Divisão, será realizada no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo. A TV Brasil transmite o jogo para todo o país. Em Macaé, a emissora pode ser sintonizada na parabólica, no canal 16 da Via Cabo, 116 da Sky e 124 da Via Embratel.
Porém, para garantir o acesso, o Alvianil Praiano terá que ser superior ao Criciúma também no confronto de volta, marcado para o dia 23 no município catarinense. O regulamento prevê o gol marcado fora de casa como critério de desempate. Por exemplo, caso derrote o adversário por 1 a 0 no Cláudio Moacyr, o Macaé Esporte se classifica para as semifinais do Campeonato Brasileiro da Série C com qualquer empate ou derrota simples com gols em Criciúma (2 a 1, 3 a 2, 4 a 3 e assim sucessivamente).
Na primeira fase deste ano, o Macaé terminou na segunda colocação do Grupo C, com 14 pontos, sendo quatro vitórias, dois empates e duas derrotas. O Alvianil Praiano marcou 12 gols e sofreu oito, tendo saldo positivo de quatro gols. Já os catarinenses terminaram na primeira colocação do Grupo D, com 12 pontos, sendo três vitórias, três empates e duas derrotas. Com sete gols marcados e somente quatro sofridos, o Criciúma soma saldo positivo de três gols.
- Estamos vivendo essa expectativa de colocar o Macaé Esporte na Série B. Mas, como temos conversado entre a gente, precisamos de tranquilidade. Assim, as coisas acontecem de forma natural. Temos que jogar com inteligência, não adianta sair eufórico para cima deles. Como atacante, claro que estou na expectativa de marcar e ajudar a equipe sair com um bom placar neste primeiro jogo - afirmou Bruno Luiz, artilheiro do clube na competição com três gols.
Apesar de ser um dos mais experientes do grupo, o zagueiro André, que fará o seu centésimo jogo pelo clube, não se mostrou preocupado com a ansiedade de alguns jogadores e convoca a torcida para lotar o estádio.
- Essa ansiedade é normal. A gente fica doido para que chegue logo o dia da partida. O clima entre os jogadores é o melhor possível. O nosso grupo é bem unido e a rapaziada está focada. Sabemos da importância do jogo para o currículo de cada um e do clube. Por isso, esperamos que a torcida lote o estádio e seja o 12º jogador - frisou André, que substitui o suspenso Daniel Melo, pelo terceiro amarelo.
Outro que está fora do confronto é o volante Osmar, que também cumpre suspensão após ter sido expulso contra o Gama, na última rodada da primeira fase. Mas, o técnico Dário Lourenço só define seu substituto momentos antes de a bola rola. Da Silva e Marciel são os favoritos. Já o atacante Robson, recém-contratado, fica como opção no banco de reservas.
- A gente vai jogar do mesmo jeito que sempre jogamos dentro e fora de casa. Não podemos mudar nossa postura, que vem dando resultado. Trabalhamos forte essas três semanas e a melhor e maior vantagem que podemos ter é a vitória. Queremos escrever o nosso nome na história levando o Macaé para a Série B. Sabemos que será difícil e vamos com calma, como sempre fizemos na competição - disse o técnico Dário Lourenço.
E, no que depender do retrospecto, o Macaé tem tudo para conquistar um resultado positivo neste domingo (10). Isto porque o Alvianil tem apenas uma derrota como mandante em toda a sua história em Brasileiros. Em 19 jogos, foram 10 vitórias e oito empates. O aproveitamento é de 66,7% dos pontos disputados. Nesta Série C, por exemplo, são duas vitórias e dois empates.
Ingressos
Quem vier ao estádio encontrará novidades na partida contra o Criciúma. O presidente Valter Bittencourt revelou algumas mudanças para dar maior comodidade aos torcedores.
- Os ingressos serão magnéticos a partir de agora e a torcida poderá guardar como recordação. Além disso, as catracas que foram retiradas do Maracanã já foram instaladas no nosso estádio e estarão funcionando normalmente neste jogo. Os novos bancos de reservas também foram colocados. Agora, o torcedor terá ainda mais conforto no Estádio Cláudio Moacyr. Espero que tenhamos casa cheia. É muito importante - frisou.
Quem não garantiu o ingresso de forma antecipada, o mesmo pode ser adquirido a R$ 5 (preço único) nas bilheterias do estádio a partir das 7h deste domingo (10). As gratuidades são para os idosos com mais de 65 anos e menores de 12 anos acompanhados dos responsáveis.
FICHA TÉCNICA
MACAÉ X CRICIÚMA
Data/Hora: 10/10/2010 – 10h
Local: Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo
Árbitro: Cleber Wellington Abade (SP)
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Giovani Cesar Canziam (SP)
>> Macaé: Lugão; Johnatan, Otávio, André e Bill; Gedeil, Da Silva, André Gomes e Danilo; Raphael Aguiar e Bruno Luiz. Técnico: Dário Lourenço.
>> Criciúma: Agenor; Fábio Santana, Rogélio, Nino e Reinaldo (Galego); Henik, Mika, Têti e Diogo Oliveira; Lins e Lincom. Técnico: Argel Fucks.