
Foto: Arte SECOM
As provas serão aplicadas na Cidade Universitária, de 9h às 12h
A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas, divulgou nesta quarta-feira (26), o cartão de confirmação e as salas com o local para as provas dos inscritos nos Processos Seletivos Simplificados (PSSs) voltados ao projeto Sem Fronteiras (https://macae.rj.gov.br/gp/conteudo/titulo/projeto-sem-fronteiras), conforme edital 004/2025, e à contratação temporária de Agentes de Acolhimento Institucional (https://macae.rj.gov.br/gp/conteudo/titulo/pss-agente-de-acolhimento-2025), do edital 005/2025. As provas serão aplicadas no próximo domingo (30), das 9h às 12h, na Cidade Universitária.
O cartão de confirmação é essencial para a realização da prova e está disponível para consulta no portal da Prefeitura. Nele constam informações como número de inscrição, sala e local de aplicação da prova.
Agentes de Acolhimento
A seleção tem como objetivo atender necessidades temporárias de interesse público, especialmente nas unidades de acolhimento da Proteção Social Especial do SUAS, como os Centros de Acolhimento Municipal para Crianças e Adolescentes (Cemaia), que atendem crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, em conformidade com a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS – Lei nº 8.742/1993) e as diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
A avaliação constará de questões de Língua Portuguesa, SUAS e Conhecimentos de Macaé para o edital 005/2025. O resultado final será publicado em 11 de dezembro, e o início dos contratos ocorrerá em 15 do mesmo mês.
O edital oferece 55 vagas, sendo 39 de ampla concorrência, 5 reservadas a pessoas com deficiência (PCD) e 11 destinadas a candidatos autodeclarados pretos e pardos, conforme critérios estabelecidos. A remuneração é de R$ 1.914,64, para carga horária semanal de 40 horas.
Projeto sem Fronteiras
Voltado para jovens com idade entre 16 e 29 anos em situação de vulnerabilidade social, o programa realiza o acompanhamento pedagógico e social, qualificação profissional e inserção gradativa no mercado de trabalho, visando a melhoria da qualidade de vida.
Ao todo são 30 vagas, sendo 21 para ampla concorrência, 03 para pessoas com deficiência e 06 para afrodescendentes. Os aprovados na prova objetiva passarão por entrevista social com o objetivo de verificar se o candidato atende aos requisitos exigidos para inserção no programa social. A remuneração é de R$ 759,00 para carga horária semanal de 20 horas.