Foto: Divulgação
Sessenta futuros profissionais tiram dúvidas sobre obrigações que terão como fornecedores
Sessenta alunos do curso de Auxiliar de Panificação e Confeitaria do Centro de Formação Tecnológica e Profissional (Cetep) receberam orientações da Procuradoria Adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de como atuarem com responsabilidade e ética no trabalho de auxílio da produção dos alimentos. Os alunos tiveram a oportunidade de tirar suas dúvidas, na quarta-feira (26), no módulo ministrado na sede da padaria-escola, que funciona na Barra de Macaé.
Quando colocarem a mão na massa no mercado de trabalho será o momento dos alunos praticarem o que aprenderam, daí a importância de ouvirem os técnicos do Procon sobre o que determina a legislação. Eles falaram sobre a melhoria entre as relações de consumo, a orientação e a conscientização dos fornecedores e prestadores de serviços sobre seus principais direitos e obrigações.
"A intenção dessa capacitação é orientar os que já são fornecedores ou aqueles que pretendem abrir o seu negócio com informações sobre a legislação dos direitos do consumidor para que eles possam estar conscientes sobre a importância de cumprir com as regras do Código de Defesa do Consumidor (CDC), Lei Federal nº 8.078/1990, e outras leis de interesse", informou o procurador adjunto do Procon, Carlos Fioretti.
O auxiliar de panificação é o profissional responsável também por verificar a validade e qualidade dos produtos utilizados e ajudar na limpeza e organização do ambiente do trabalho. O curso é gratuito, tem duração de dois meses e será concluído no dia 9 de outubro próximo permitindo que os alunos formados possam exercer uma nova profissão e contribuir para a geração de renda familiar, que são os objetivos principais dos cursos oferecidos pelo Cetep, vinculado à Secretaria Municipal Adjunta de Qualificação Profissional e Ensino Médio, da Secretaria Municipal de Educação.
A secretária de Qualificação, Leandra Lopes, falou da importância de os alunos receberem as orientações do Procon, o que, segundo ela, faz toda a diferença na hora de trabalhar. "É importante que os alunos tenham conhecimento nas áreas necessárias para melhor atuarem na profissão. No curso, eles recebem conhecimentos básicos e ficam por dentro dos seus direitos e deveres", destacou Leandra.
Fioretti disse que a capacitação dos técnicos do Procon foi excelente porque houve interação dos alunos que, além de serem consumidores, estão buscando o aperfeiçoamento profissional para abrirem seus próprios negócios. "As principais dúvidas dos alunos foram a respeito dos meios de pagamento, promoções, livro de reclamação e sobre a obrigatoriedade da emissão da nota fiscal. As perguntas foram relacionadas tanto ao dia a dia como consumidores, como dúvidas sobre as obrigações que têm como fornecedores", disse o procurador do Procon. Ele acrescentou que “a melhoria entre as relações de consumo, a orientação e a conscientização dos fornecedores e prestadores de serviços sobre seus principais direitos e obrigações são os objetivos traçados pelo Procon/Macaé”.
Saiba como é o curso e o que oferece
Panificação e Confeitaria é um dos campos da gastronomia, uma das áreas que mais crescem no país, por isto exige conhecimentos e técnicas para auxiliar o padeiro na confecção de pães, doces, bolos e outras massas e guloseimas. O Cetep inaugurou o curso em junho deste ano e já é um dos mais procurados por pessoas que querem aprender uma nova profissão e para aperfeiçoamento. Os alunos foram inscritos por meio de edital público.
No curso, os alunos aprendem sobre: Conteúdos gerais, Tecnologia de Panificação, Teoria Básica da Panificação e Confeitaria (bolo, pães e tortas) e Prática de Fabricação. Também recebem conteúdos de Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde (QSMS), Boas Práticas na manipulação de alimentos, Relacionamento Interpessoal, Ética no trabalho e Matemática Aplicada. Todos são certificados na conclusão do curso.
A padaria-escola é implementada com parceiros como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que doou equipamentos para o espaço e profissionais para assuntos afins como nutrição, bem como os supermercados, como o grupo Pão de Açúcar (Extra), que recebem alunos para visitas técnicas. As aulas práticas e teóricas são ministradas no Complexo Popular de Alimentação (Copa) da Secretaria de Educação, que funciona à Rua Hildebrando Alves Barbosa, 298, em frente ao Ciep Municipal Leonel Brizola, próximo ao 32º Batalhão da Polícia Militar (BPM).
Conheça o Cetep
O Cetep oferece cursos profissionalizantes com o objetivo de qualificar e inserir a população macaense no mercado de trabalho. Os cursos, todos gratuitos, têm como foco o desenvolvimento de habilidades profissionais de aplicação direta no trabalho. O Cetep também atua em parcerias com empresas localizadas no município, proporcionando ao aluno a oportunidade de treinar em ambientes e equipamentos reais.
São oferecidas aulas nos turnos da manhã, tarde e noite, de segunda a sexta-feira, para pessoas a partir dos 16 anos. Com duração média de três meses, os cursos seguem os seguintes eixos: ambiente e saúde; comunicação e informação; produção cultural e design; gestão e negócios; desenvolvimento educacional e social; turismo, hospitalidade e lazer; desenvolvimento educacional e social; controle e processos industriais e produção alimentícia.
Serviço:
Cetep:
Rua Alfredo Backer, 363 - Centro
Telefone (22) 2762.4740
Procon
Posto de atendimento: Avenida Presidente Feliciano Sodré, 466, térreo
8h às 17h
Telefone: (22) 2796.1091
e-mail: procon@macae.rj.gov.br
site: www.macae.rj.gov.br/procon