
Foto: Arquivo Secom
Na hora de fazer suas compras de Natal é preciso ter cautela
Natal chegando, festas de confraternização, amigo oculto, entre outros eventos, merecem uma lembrança especial. No entanto, a Secretaria Executiva de Defesa do Consumidor (Procon), alerta os consumidores nesse período de grande movimento a realizar suas compras com cautela e de forma segura.
O secretário Executivo de Defesa do Consumidor (Procon), Celso Mussi, orienta os consumidores a ter planejamento e pesquisar os preços antes de efetuar suas compras.
“Estabeleça um orçamento. Os consumidores são orientados a definir um limite de gastos antes de sair às compras, para evitar o endividamento. Pesquise em diferentes lojas pois os preços variam muito. É recomendável a pesquisa em lojas físicas e online com antecedência, utilizando comparadores de preços”, orientou.
“Verifique se o endereço eletrônico possui o protocolo de segurança ("https://") e o cadeado na barra de endereço. A loja virtual deve apresentar CNPJ, endereço físico e canais de atendimento (e-mail e telefone) de fácil acesso. Consulte a reputação da loja em plataformas de reclamação e com órgãos de defesa do consumidor”, acrescentou.
“O consumidor deve ter planejamento, pesquisar, ter atenção à nota fiscal e à política de troca. Agindo com cautela e informados sobre seus direitos, os consumidores terão um Natal tranquilo”, conclui.