Procon fiscaliza e orienta supermercados sobre venda de leite

25/03/2014 17:28:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: João Barreto

Fiscalização do Procon recolhe produtos com suspeita de contaminação

A Coordenadoria Extraordinária de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Macaé, continuou nesta terça-feira (25), com o trabalho de fiscalização nos supermercados, visando orientar sobre a suspensão da venda de leite das marcas Elegê, Parmalat e Líder.

O coordenador do órgão, Carlos Fioreti explica que o material ficará acautelado no depósito do estabelecimento, até que o resultado da análise da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), indique ou não se o produto está adequado para o consumo. Há suspeita do produto ter sido processado com matéria-prima contaminada com formol.

Dos oito estabelecimentos visitados na última segunda-feira (24), em dois, o produto estava exposto para venda. “Nosso trabalho neste momento é de orientação, caso o proprietário insista em vender as marcas proibidas, ele será multado e autuado”, disse o coordenador. A fiscalização percorreu neste dia, os supermercados que compreendem o lado norte da cidade.

Nesta terça-feira, a fiscalização se concentrou nos bairros Granja dos Cavaleiros, Novo Cavaleiros e Cancela Preta. No primeiro supermercado, que faz parte de uma grande rede, foi encontrado nas prateleiras o leite Parmalat (semidesnatado, com baixa lactose). O gerente explicou que está fazendo a retirada do leite e só faltava este tipo que ainda estava na prateleira. O coordenador do Procon, acrescentou, que a suspensão é para todos os tipos (integral, desnatado e semidesnatado).

O Procon Macaé, orienta os consumidores que tenham alguma dessas marcas em casa, que procurem o supermercado com o cupom fiscal da compra, para solicitar a devolução do dinheiro. Caso o estabelecimento se recuse, o cliente pode procurar o órgão e fazer sua denúncia.

- O consumidor também é um agente fiscalizador, caso encontre uma destas marcas em algum estabelecimento, deve entrar em contato com o Procon -, disse, acrescentando que a coordenadoria de Macaé vem seguindo as orientações da Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon).

O Procon Macaé funciona no Paço Municipal da Prefeitura, situado na Avenida Presidente Sodré, nº. 534, subsolo, Centro, de segunda-feira a sexta-feira, no horário de 8h às 17h, e está à disposição para receber reclamações e defender os consumidores. Os telefones são os seguintes: (22) 2762-0057 / 2796-1091 / 2796-1068 e 2791-9008, ramal 280.


Fotos Relacionadas