logo

Procon: Juros do cheque especial e do empréstimos pessoal estão estáveis

27/05/2013 16:09:00 - Jornalista: Liliane Barboza

 A Coordenadoria Extraordinária de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) informa que as taxas médias do empréstimo pessoal e do cheque especial permanecem estáveis, comparadas às taxas médias apresentadas no mês de abril. Apenas o banco Bradesco apresentou aumento na taxa de empréstimo pessoal. A média manteve-se em 5,22% ao mês enquanto a taxa média do cheque especial ficou em 7,92%.

 De acordo com informações do Procon, foram relacionadas a este comparativo as taxas de sete instituições financeiras, entre elas o Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Safra e Santander.

A taxa média no cheque especial para o período de 30 dias é de 7,92% ao mês e, para o empréstimo pessoal, os juros cobrados estão em 5,22% ao mês.

Segundo informações do Procon, as constantes exigências dos empresários, consumidores e do governo, têm feito com que os bancos baixem suas taxas, principalmente os bancos públicos que foram os primeiros a anunciar os novos patamares de juros.

No caso do cheque especial, a taxa média permanece desde novembro de 2012. A maior é cobrada pelo Santander, com juros de 9,87%, seguido pelo HSBC (9,82%), Itaú (8,75%), Bradesco (8,76%) e Safra (8,25%). O Procon observou que os menores juros foram encontrados na Caixa Econômica Federal (3,51). Em seguida, Banco do Brasil (4,27%); Safra, (4,9%) e Santander (5,91%).

O coordenador Extraordinário de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Eraldo Viana Sant´Ana ressalta que o consumidor deve ter cautela e que os empréstimos devem ser realizados apenas em necessidades. Ele orienta ainda que o consumidor compare entre as instituições financeiras as taxas de juros e outros serviços contratados, ficando sempre atento ao assinar o contrato. Serviço

A Coordenadoria Extraordinária de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) funciona na Avenida Feliciano Presidente Sodré, 534, de segunda a sexta-feira, de 8 horas às 17 horas. Telefones para contato: (22) 2772-4458 e (22) 2772-4491.