Procon orienta consumidores para Black Friday

24/11/2022 14:27:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: João Barreto

Direitos e deveres prescritos no Código de Defesa do Consumidor permanecem válidos na data

A Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) alerta consumidores para a famosa “Black Friday”, que será promovida nesta sexta-feira (25). O objetivo é evitar que o consumidor caia em práticas ilícitas e ilegais promovidas por pessoas mal intencionadas. Taxas de juros, número de parcelas e o custo efetivo total da operação devem ser observados.

- A Black Friday deste ano chama a atenção dos consumidores que aguardam o festival de ofertas para comprar produtos e adquirir serviços com preços e descontos atraentes. No entanto, o cliente deve tomar cuidado com as condições que a loja oferece e crimes contra o consumidor – avisa o Secretário Adjunto do Procon Macaé, Gilcimar Prata.

De acordo com o Secretário Adjunto do Procon-Macaé, os consumidores devem ficar atentos pois os direitos e deveres prescritos no Código de Defesa do Consumidor permanecem válidos no período de ofertas da Black Friday, além disso os consumidores devem ficar atentos à “maquiagem dos preços”, quando o fornecedor aumenta previamente os produtos para posteriormente baixá-los apresentando falsos descontos na referida data.

Desta forma, o Procon Macaé orienta consumidores sobre a importância de acompanhar e pesquisar a evolução dos preços nesta época do ano e evitar os anúncios contidos nas redes sociais, onde há publicidades falsas e práticas criminosas como a clonagem de sites de grandes empresas.

Confira as dicas do Procon:

  • Se organize financeiramente para fazer as compras e evite comprometer o orçamento com produtos desnecessários só porque estão em promoção;

  • Pesquisar sempre em mais de um fornecedor, verificar se ele é confiável, se tem um endereço fixo, telefone para contato, se possui um CNPJ ativo na Receita Federal;

  • Em compras realizadas pela internet, desconfiar de preços absurdamente baixos e cuja forma de pagamento se dá exclusivamente por boleto. Antes de realizar qualquer compra, pesquisar o site oficial da empresa, entrar em contato pelo telefone e verificar se o anúncio é verdadeiro;

  • Imprimir e/ou salvar todos os documentos (telas) que demonstrem a compra e confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios etc);

  • O consumidor deve ficar alerta. Há sites conhecidos que oferecem produtos ou serviços de fornecedores independentes “Marketplace”, com preços e condições diferentes para um mesmo produto.

  • Confirmar sempre antes de comprar qual é a política de troca e devolução da empresa.

  • Prestar atenção ao prazo de entrega, especialmente se o objetivo é comprar presentes para o Natal, aniversários e que precise da entrega com uma determinada exatidão de data limite.


Fotos Relacionadas