logo

Procon orienta sobre os cuidados com as compras para o Dia de Finados

29/10/2010 14:19:08 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

A data de homenagear os mortos no Brasil é também o dia em que a indústria e o comércio de velas e flores aproveitam para ter mais lucro porque é nessa época que aumenta a procura por esses produtos. Por isto, o Procon de Macaé está orientando as pessoas que vão ao cemitério visitar o túmulo de seus entes queridos falecidos ou rezar por eles nas igrejas, por ocasião do dia 2 de novembro, Dia de Finados, que será na próxima terça-feira (2).

Faltando quatro dias para o feriado em lembrança aos mortos, o coordenador do órgão, Eraldo viana Sant`Ana, orienta que o consumidor deve ficar mais atento aos vários tipos de flores que são comercializados em forma de arranjos, vasos, com ou sem embalagem, buquês ou por unidade, além de que existem as espécies nacionais e as internacionais. Ele também deu as dicas sobre as velas que apresentam diferenças nas embalagens e marcas.

- São cuidados que todas as pessoas devem ter na hora de comprar esses produtos porque qualquer um desses fatores especificados pode ter influência no preço final, alertou Sant`Ana.

Ele também pediu atenção quanto aos estabelecimentos uma vez que, além das floriculturas existentes na cidade, inúmeros vendedores informais instalam bancas em pontos estratégicos, como praças e até em terrenos baldios, principalmente no entorno da área central, oferecendo variedades de flores e velas com preços diferenciados. As mais comercializadas nesta ocasião são palmas, crisântemos, rosas, cravos, antúrios e flores do campo, entre outras.

Já o tipo de vela mais procurado durante Finados, de acordo com pesquisas, continua sendo o número quatro, conhecida como vela de imagem, que é aquela branca e fina, porém, as velas de sétimo dia também são bastante vendidas nesta época, informou o coordenador do Procon de Macaé.

- O Finados é para a indústria e comércio de velas e flores assim como a Páscoa é para a fábrica de chocolates, ou seja, a certeza do aumento de vendas. Eles chegam a faturar três vezes mais que nos outros períodos do ano. Por isto o consumidor deve redobrar a atenção por esta ocasião de prestar homenagem aos entes que já se foram. O gesto de oferecer flor e vela aos falecidos simboliza carinho e amor, mas pode sair muito caro para quem não tomar cuidado na hora de comprar. E é bom ter sempre em mente que a lembrança é a maior homenagem, portanto, quem não puder comprar flores e velas para seus mortos, guarde os bons momentos que viveram juntos, disse Eraldo Sant`Ana.

Ele refere-se ao principal objetivo de Finados, também conhecido como Dia da Saudade, que é dedicar um dia de oração aos entes que morreram. A data começou a ser celebrada pela Igreja Católica no fim do século X, na Bélgica, mas foi apenas no início do século XIV que 2 de novembro foi sancionado oficialmente como o Dia de Finados. Quem quiser ajuda, pode ir ao Procon de Macaé que funciona à Rua Velho Campos, 734, no Centro da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e os telefones para atendimento ao público são (22) 2759.4458 e 2772.4491.