Professores da rede municipal fortalecem o ensino com encontro de área

23/02/2011 09:38:08 - Jornalista: Douglas Fernandes

As metas da Secretaria de Educação para o ano letivo de 2011 já começam a ser debatidas de forma democrática e integrada na rede de ensino. Diretores e professores iniciaram trabalhos e debates que têm como principal objetivo fortalecer o ensino das unidades escolares. Na última semana, cerca de 400 professores participaram do 1º Encontro por Área de Estudo nos pólos do Colégio Municipal Maria Isabel Damasceno e Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro.

O objetivo da programação é oferecer formação e acompanhamento dos profissionais iniciados durante o Encontro Municipal de Profissionais da Educação, no dia 3 de fevereiro. Pela primeira vez, os professores foram divididos por suas respectivas áreas, onde puderam se aprofundar e discutir propostas e estratégias para execução das metas da Educação, entre elas a alfabetização de crianças até os oito anos de idade e a correta adequação do aluno a sua série. Os educadores debateram, durante o encontro, questões relacionadas às matérias lecionadas, as habilidades e competências de cada ano de escolaridade.

Para o secretário de Educação, Guto Garcia, a finalidade desta programação é valorizar o professor. “Todas as nossas metas e todos os projetos dependem do empenho do professor para sua realização. Nosso objetivo é propiciar o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem”, salientou. No decorrer da programação, os professores de História participaram de uma palestra com Marcelo Abreu. O historiador enfatizou a participação de escravos na cultura da região. “A documentação local é farta e aponta para o fato de Macaé ter recebido muitos escravos nascidos no Brasil, vindos de outras partes do país e não apenas trazidos da África”, citou o professor.

Para a professora de História Beatriz Machado, que leciona na Escola Municipal Amil Tanos, o conhecimento da riqueza da cultura da região é fundamental para dar aos alunos um ensino de qualidade, voltado para a história local. “Este encontro me deu subsídios para apresentar um trabalho mais proveitoso para meus alunos que poderão conhecer melhor a história da região. Poderemos aprofundar em questões específicas e dar direcionamento ao trabalho pedagógico”, explicou.

A professora de Educação Física Sandra Helena Araújo também aprovou a novidade e destacou a integração com os outros colegas que lecionam as mesmas disciplinas. “Se estivessem várias disciplinas misturadas, dificilmente teríamos este aprofundamento que estamos conseguindo. Além disso, temos contato com trabalhos de colegas que estão dando certo em outros colégios e podem servir para que possamos aplicar aos nossos alunos”, destacou.

Para os diretores do Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro, Adelma Menezes e o adjunto do Colégio Municipal Maria Isabel, Luís Edmundo Gomes, é muito satisfatório ter as unidades em que atuam como pólo. “Mais de 300 professores passaram pela escola em que trabalho. Só do Colégio Maria Isabel tivemos a participação de cerca de 70 pessoas. Este encontro é fundamental para atualizar nossos profissionais e melhorar a qualidade do ensino”, comentou.

De acordo com a coordenadora Pedagógica de Ensino Fundamental da secretaria de Educação, Bálade Cristina Aref Ayala, até o fim do ano letivo serão realizados oito encontros. Ela explicou que a realização destes encontros visa fortalecer os trabalhos de contextualização e atualização do profissional.

Bálade esclareceu que os encontros por área de estudo também vão convidar os professores a refletirem sobre os índices de aprovação, reprovação e evasão nos primeiros anos de escolaridade e quais são os possíveis fatores pedagógicos. “Também são alvos de debates as possibilidades de trabalhos pedagógicos para que de fato os estudantes sejam alfabetizados”, disse.

Mais ações - No decorrer do ano, os professores dos 1º e 2º anos de escolaridade também vão continuar debatendo e trabalhando a meta de "alfabetização de todas as crianças até oito anos". Já os profissionais dos 3º ao 9º anos de escolaridade vão prosseguir com a discussão da meta "todo aluno com aprendizado adequado à sua série".

Guto Garcia ressaltou que as propostas que foram traçadas para o ano de 2011 têm como foco estabelecer a progressão de aprendizagem e alinhar o processo de ensino. “Todos estes encontros visam à sistematização do planejamento do professor. A previsão é que também sejam realizados encontros periódicos com professores alfabetizadores para orientação da prática pedagógica”, apontou.