logo

Professores do bairro Malvinas se preparam para Ocupação Social

13/02/2012 13:47:32 - Jornalista: Douglas Fernandes

O papel do educador no processo de integração social foi um dos pontos discutidos pela vice-prefeita Marilena Garcia na manhã da última sexta-feira (10) quando se reuniu com professores do Colégio Municipal Eraldo Mussi no bairro Malvinas. A Malvinas será o próximo local a receber as ações da Ocupação Social. Os moradores foram ouvidos sobre suas preocupações e necessidades, apresentando ainda sugestões quanto à melhoria da gestão escolar e sua relação com o bairro, que recebeu a atuação pacificadora da Polícia Militar no início deste ano.

- A educação será o principal veículo de aproximação e integração neste processo. E a escola é a base desse exercício, seja com esclarecimentos aos alunos, aos pais, a promoção de encontros entre os setores envolvidos e também com o município. Mas para isso é preciso ouvir esses professores, que diante de tantas dificuldades e desafios impostos ao longo dos anos, possuem agora a liberdade de falar e exigir o melhor para sua escola, disse Marilena.

Vinte e cinco professores se reuniram com a vice-prefeita apresentando a realidade com a qual a escola enfrentava e as mudanças promovidas após o início da pacificação. “Estes professores iniciarão uma nova etapa em suas atividades escolares, tendo ainda o desafio de reverter o medo instaurado, promovendo o exercício da cidadania e a cultura da paz” destacou Marilena, que se propôs a buscar soluções para as solicitações dos professores.

Cursos de qualificação, atividades artísticas e culturais, a continuidade de projetos do governo Federal e Municipal, além de melhorias estruturais, foram algumas das reivindicações manifestadas pelos professores, que afirmaram que o encontro foi produtivo.

- Nossos professores precisavam ser ouvidos. Temos muito o que contribuir para a melhoria de nossa escola e também para a comunidade e por isso mesmo precisamos dessa integração e mecanismos que nos auxiliem nessa construção,disse a diretora Claudia Márcia.

Marilena destacou ainda a educação como veículo das iniciativas a serem trabalhadas por meio da Ocupação Social. “Temos que destacar que as políticas públicas da educação terão um papel fundamental nesse processo. Serão encontros, atividades de ensino, projetos e programas sociais que ajudarão não só a comunidade se erguer, mas sim construir de forma democrática, esse bairro que há tanto tempo espera por melhorias e que viu neste momento único, a oportunidade de fazer verdadeira transformação”, finalizou.