Cerca de 60 professores de História e de Geografia da rede pública de ensino tiveram encontros esta semana no Solar dos Mellos para fazerem a Visita Guiada e conhecerem um pouco mais de Macaé e do próprio Solar. Boa parte dos professores moram em outras cidades e vêm aqui para dar aulas.
A partir do encontro, os profissionais de ensino também poderão levar para seus alunos em suas respectivas escolas os conhecimentos obtidos na Visita Guiada. Segundo o professor de História Marcelo Abreu, que promoveu esse encontro, é importante que os professores conheçam aspectos que podem ser conectados a conteúdos no dia a dia na sala de aula.
Como exemplo ele citou as aulas de Geografia que falam em hidrografia, em bacia hidrográfica, nas quais poderiam reportar-se à hidrografia de Macaé. Já para as aulas de História, ele citou a ocupação do litoral pelos sambaquis, goitacás e outros povos ameríndios, fato que ocorreu nessa região.
Nessas Visitas Guiadas, o professor de História e vice-presidente de Acervo e Patrimônio Histórico da Fundação Macaé de Cultura, Ricardo Meirelles, contou sobre o Solar dos Mellos, sua estrutura, como a casa foi restaurada. Já as funcionárias Alice Tavares e Débora Dias falaram sobre a exposição em cartaz no Solar sobre Afrânio da Costa e a respeito dos trabalhos que as pesquisadoras fazem no Solar.
Quem ministrou a Visita Guiada para os professores foi o historiador e paleógrafo Bruno Rodrigues. Ele disse que nessa apresentação houve uma síntese geo-histórica de Macaé e região, além da apresentação dos projetos e atividades do Solar como o projeto “Professor Investigador”, coordenado pela historiadora Gisele Muniz e o projeto “Macaé em Fontes Primárias”, coordenado pela historiadora Conceição Franco.
Para o professor de Geografia Anderson Cunha Rocha foi válido conhecer as atividades econômicas que a cidade já vivenciou, pois Macaé teve as Indústrias Bariloche, além da região serrana por onde a cidade começou a existir. Já a professora de História Monica Lima Correia gostou de saber mais sobre a importância histórica do canal Campos-Macaé, que também ajudou a cidade em termos econômicos. “A gente sempre vê a importância do mar, mas a região serrana também foi muito importante”, conclui ela.