No início dessa semana (dias 10 e 11), profissionais da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (Amvisa/Macaé) participaram no XI Fórum Internacional dos Especialistas em Vigilância Sanitária, que teve como título “Agência Nacional e Vigilâncias Sanitárias - Evolução do Sistema Regulatório", realizado pela Associação Brasileira dos Profissionais em Vigilância Sanitária (ABPVS), em Porto Seguro (BA).
Este evento é o maior fórum da América Latina em vigilância sanitária e reúne especialistas em agência e vigilâncias sanitárias. O objetivo deste encontro foi promover capacitação profissional em: alimentos; medicamentos; cosméticos; saneantes; produtos para saúde; fiscalização, registro e controle da vigilância sanitária, entre outros.
Uma das metas da Amvisa/Macaé é capacitar seus profissionais, no intuito de alcançar a excelência em gestão através das ações sanitárias desenvolvidos no município, adotando alguns princípios da gestão pública contemporânea como produtividade, qualidade e efetividade de ações, assegurando a busca contínua por excelência e inovação.
- Essas ferramentas bem alinhadas possibilitam a implantação de uma cultura de melhoria contínua dos serviços, a desburocratização dos processos de trabalho e a humanização da saúde no município – informa o diretor-presidente da Amvisa/Macaé, Ângelo Luz.
Normalmente, quando se fala em vigilância sanitária, uma das associações mais comuns é a de um agente público fechando um estabelecimento por condições precárias de higiene ou pela venda de produtos falsificados ou com data de validade vencida. No entanto, a atuação da vigilância sanitária abrange muitas outras atividades, além da interdição de estabelecimentos irregulares que apresentem risco à saúde.
Nesse sentido, a Amvisa/Macaé tem buscado fortalecer seus projetos, investindo em treinamentos contínuos, estabelecendo parcerias e promovendo iniciativas para a disseminação do conhecimento no campo da vigilância sanitária como qualidade de vida. Para Ângelo Luz, a Agência Municipal, tem utilizado a informação como fonte de ação sanitária, constituindo não apenas um dos valores educacionais, mas um compromisso em promover a gestão do conhecimento no campo da vigilância sanitária, em busca da excelência no cumprimento da missão e do fortalecimento da saúde pública em Macaé.
Além de Ângelo Luz, participaram do XI Fórum Internacional dos Especialistas em Vigilância Sanitária o vice-presidente da Amvisa/Macaé, Gilvan Sodré, e os fiscais sanitários, Joaquim Luis Jorge de Miranda, José Augusto Gomes, Joelson Silva Ferreira e Vagner Fontes.