Profissionais da rede participam de palestra na terça-feira (29)

23/05/2012 15:15:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Por meio de uma proposta de educação continuada da Secretaria de Saúde, o Centro de Referência ao Adolescente, promove na próxima terça-feira (29), às 14h, a palestra “Violência, criminalização da pobreza e direitos humanos: desafios e perspectivas da juventude brasileira”, voltada aos profissionais da rede municipal. A palestra vai ser ministrada pela assistente social e mestre em política social pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Kelly Murat. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (22) 2772-4197.

A assistente social do CRA, Monique Rangel, ressalta que este será um espaço de troca, discussões e construção coletiva de conhecimento sobre adolescência e sociedade. “Através destes espaços, os profissionais podem encontrar estratégias de enfrentamento das principais questões que afligem a vida dos adolescentes e da sociedade”, disse.

O gerente do Programa de Atenção Integral a Saúde da Criança e do CRA, o pediatra Newton José lembra que o Centro de Referência do Adolescente foi criado em 2004 a partir da necessidade de reafirmação dos preceitos trazidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente aliados às diretrizes do Sistema Único de Saúde.

— O CRA prima pelo estreitamento da relação entre saúde, sociedade e cidadania visando a garantia e ampliação de direitos, bem como a efetivação de demandas democráticas provenientes do público adolescente e da sociedade em geral — garantiu.

Ele frisou que a privacidade é garantida e o adolescente pode ser atendido sem a presença de um adulto. A quebra do sigilo só é permitida em casos extremos de situações de risco pessoal e ou coletivo.

O público atendido pelo CRA constitui-se em adolescentes de 10 a 19 anos e seus familiares. São oferecidos os serviços de Psicologia, Serviço Social, Fisioterapia, Nutrição, Fonoaudiologia, Enfermagem, Clínica Geral, Dermatologia, Ginecologia, Obstetrícia, Urologia e grupos socioeducativos.

Os atendimentos dividem-se em individuais e coletivos (com grupos). O trabalho com grupos é efetuado através dos projetos: Conversa de Adolescentes, Repensando a Nossa Sexualidade, Sessão pipoca, Planejamento Familiar, Grupo de Gestantes, Grupo mamãe e bebê. O Centro de Referência do Adolescente funciona na Rua Compositor Benedito Lacerda, 212 no bairro Imbetiba.