Profissionais da Coordenadoria Especial de Odontologia da Prefeitura de Macaé participaram, nesta quinta-feira (25), da capacitação ‘Otimizando o Atendimento na Dentística: novas teorias, manuseio e técnicas’, realizada no auditório do Paço Municipal. Ministrada pelo cirurgião-dentista Fábio Coutinho dos Santos, a atividade teve como objetivo aprimorar a prática clínica dos dentistas e auxiliares de saúde bucal da Coordenadoria Especial de Odontologia da rede municipal.
Segundo a coordenadora da Odontopediatria do município, Carla Bittencourt, a capacitação em Dentística é fundamental para atualizar os profissionais sobre novas técnicas, materiais e protocolos clínicos, garantindo que o atendimento oferecido esteja alinhado com as melhores práticas da Odontologia atual. “Além disso, promove a padronização dos procedimentos dentro da rede municipal, aumentando a eficiência, a segurança e a resolutividade dos tratamentos”, explicou.
Carla Bittencourt pontuou que o impacto no atendimento oferecido à população de Macaé é direto na qualidade do cuidado prestado. “Com profissionais mais bem preparados, os tratamentos restauradores tornam-se mais rápidos, estéticos e duradouros, reduzindo retrabalhos e aumentando a satisfação dos pacientes”, definiu.
De acordo com a coordenadora da Odontopediatria do município, a escolha do tema “Otimização do atendimento na dentística” foi democrática. “Fizemos uma votação. O tema foi definido a partir da análise das principais demandas da rede municipal e da necessidade de tornar os atendimentos em Dentística mais ágeis e eficazes”, esmiuçou.
Fábio Coutinho dos Santos abordou que a dentística moderna é marcada por novas teorias, técnicas e manuseio de instrumentos que visam melhorar a eficiência e a precisão dos procedimentos odontológicos, com um foco na saúde do paciente. A ideia foi intensificar os conhecimentos para atendimento clínico, preventivo e restaurador, com ênfase em restaurações com as modernas técnicas de trabalho, baseadas nas mais recentes literaturas especializadas. “Nosso objetivo é reforçar os conhecimentos técnicos, e também estimular uma prática clínica mais precisa, eficiente e humanizada, alinhada às novas exigências da Odontologia”, comentou.
A próxima capacitação será dia 23 de outubro com o professor José Muniz, que vai abordar DTM e dor Orofacial.