Profissionais discutem novas práticas ambulatoriais em Saúde Mental

21/11/2006 15:36:26 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A secretaria de Saúde de Macaé, através do Programa de Saúde Mental, realiza nesta quarta-feira (22), no auditório do Paço Municipal, o evento “Pensando a lógica ambulatorial”, que irá ampliar as discussões sobre as práticas no ambulatório de saúde mental.

A assistente social e coordenadora técnica do Núcleo de Saúde Mental, Josemarlen Carvalho, ressalta que o objetivo do encontro é dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pela instituição como base a reforma psiquiátrica, as portarias do Ministério da Saúde que legitimam as práticas ambulatoriais em saúde mental e asseguram a necessidade e importância da rede de assistência social.

Josemarlem acrescenta que esta rede de assistência tem como função produzir e promover saúde e não reforçar o estigma da doença no contexto sócio, econômico e familiar do paciente.

O evento terá início às 8h, quando será feita a apresentação do histórico do Núcleo de Saúde Mental, criado em 1990 com o objetivo de atender as pessoas com sofrimento mental. Em seguida o gerente do Núcleo e psiquiatra, Júlio César Silveira falará sobre a reforma psiquiátrica e o musicoterapeuta Paulo de Tarso sobre as Leis ambulatoriais do Sistema Único de Saúde(SUS).

Na segunda parte do evento, à tarde, serão formados grupos de trabalho com casos clínicos.