Profissionais do HPM participam de evento sobre Saúde Mental

25/05/2012 17:11:00 - Jornalista: Jersey Simon - estagiário

Foto: Kaná Manhães

Evento aconteceu nesta quinta-feira (24)

Pensar em rede para melhorar o atendimento a pacientes que sofrem transtornos mentais. Com esse objetivo, profissionais de saúde do Hospital Público Municipal (HPM) e do grupo de trabalho de rede em Saúde Mental, da Secretaria Municipal de Saúde, reuniram-se nesta quinta-feira (24), no auditório do Centro de Estudos do HPM para participar do evento “A loucura também tem corpo, o corpo também tem loucura”.

De acordo com a gerente do Programa Municipal de Saúde Mental, Maria Luíza Quaresma, diariamente, muitos pacientes com transtornos mentais procuram atendimento na rede municipal.

- São muitos casos, e por isso queremos dar o atendimento digno que esse paciente precisa ter. Na maioria das vezes, o profissional do atendimento de emergência não avalia o quadro clínico e até mesmo não medica o paciente, simplesmente porque este apresenta um quadro psiquiátrico, explicou a gerente.

A primeira edição do encontro contou com a participação de 27 profissionais entre enfermeiros, técnicos em enfermagem e psicólogos do HPM. O evento se baseou em oficinas práticas e a discussão de casos reais.

- Nosso objetivo não é julgar, mas auxiliar o profissional da saúde. Sabemos que o dia-a-dia da emergência não é fácil, ainda mais quando há a interface com a saúde mental, complementou Quaresma. Segundo ela, uma equipe com 19 profissionais compõe o grupo de trabalho de rede em Saúde Mental, que pretende percorrer as demais unidades de saúde do município até o fim do ano.

A coordenadora do Serviço de Psicologia do HPM, Maria do Carmo Malatesta, aprova a iniciativa. “Para nós, esse evento é de suma importância. É necessário entender como se dá o atendimento aos pacientes com transtorno mental. A sensibilidade é imprescindível nessas horas. Não existe outra maneira para se trabalhar com saúde senão se colocando no lugar do outro”, afirmou.