Foto: Kaná Manhães
O objetivo do Programa Art e Luz é promover a inclusão da comunidade através da arte
O Programa Art Luz Fronteira, já em funcionamento há dois meses na nova sede, está com 15 professores atendendo, de segunda à sexta-feira, a 520 alunos de todas as idades, a maioria moradores da Fronteira e arredores. Com o slogan “Art Luz de braços abertos”, o programa aguarda todos os interessados para conhecerem o novo espaço cultural.
O Art Luz oferece aulas gratuitas de artesanato, balé clássico, dança de rua, circo, ginástica, grafitte, jazz, percussão, pintura em tela, reciclagem, teatro, sapateado, karaté, jiu-jitsu e capoeira. Na Fronteira, a nova sede conta com sala de leitura, administração, cozinha e refeitório, banheiros adaptados para deficiente físicos, salas de danças com espelhos, barras, equipamento de som, piso adaptado para danças e colchonetes, conta ainda com um pátio, onde são feitas aulas de capoeira, karate e jiu-jitsu
Além da unidade na Fronteira, a programa também oferece as atividades nas comunidades do Parque Aeroporto, Malvinas, Morro de São Jorge, Sana e Glicério, que ainda está em fase de conclusão.
A supervisora geral do Art Luz, Ângela Terra, explica que o projeto é uma descoberta de talentos, com alunos que se tornam professores e crianças que têm a oportunidade de se incluírem em atividades culturais. E as mães ainda podem participar, enquanto esperam seus filhos, das aulas de artesanato, ginástica ou pintura.
- O objetivo do Programa Art e Luz é promover a inclusão da comunidade através da arte, é desenvolver o espírito de cidadania e a auto estima de cada aluno, destaca Ângela.
Gelson Fernandes, mais conhecido como Bracinho, foi aluno do programa e há 10 anos se tornou professor de capoeira. Bracinho está com um convite para dar aulas na Europa e explica que o Art Luz foi sua grande escola para o sucesso.
- O Art Luz dá a oportunidade aos alunos de aprenderem uma arte e de se tornarem professores e ainda de poderem participar de grandes campeonatos. Hoje eu vivo da capoeira, conta o professor.
Aluna do programa há oito anos, Alana Alves, de 17 anos, moradora da Fronteira, foi campeã no ano passado dos jogos femininos brasileiros de capoeira, que reuniu 1.500 mulheres no Rio de Janeiro, para a competição.
Esse ano, Alana estará novamente no campeonato, que acontece entre os dias esta semana, e com isso, ela treina diariamente para levar, mais uma vez, o título de campeã.
- Estou treinando bastante, todos os dias, e espero ganhar de novo. O Art Luz foi uma grande oportunidade para mim, tenho amigos que estão no tráfico, alguns já até morreram por causa das drogas, e se não fosse projeto, eu poderia está agora com eles. Aqui é minha segunda casa, ressalta a aluna.
Na sala de troféus, a estante fica pequena para tantos títulos conquistados ao longo dos 13 anos do Programa. Dentre as conquistas, com a participação da coreógrafa Alessandra Gripp, estão o primeiro lugar no concurso de dança de Joinville, o maior concurso de dança do mundo, que conta com a participação de mais de 4 mil bailarinos. Além dos troféus dos concursos de dança, também há diversos títulos brasileiros e estaduais de campeonatos de karate.
As atividades promovidas pelo Programa Art e Luz são destinadas à todos os moradores das comunidades vizinhas. Pessoas de qualquer idade podem participar das aulas, que acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h. Para fazer a inscrição no programa é necessário 2 fotos ¾, xerox da certidão de nascimento, RG e CPF dos responsáveis, comprovante de residência, atestado médico (original), declaração escolar (original), e no caso de crianças, levar o cartão de vacinação.
O Programa Art Luz Fronteira fica na Rua Manoel Marques Monteiro, 724, Fronteira. Telefone para contato é 2791-2743 ou 2762-4716. As inscrições são gratuitas.