logo

Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos avança em Macaé

17/07/2017 20:55:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Bruno Campos - Arquivo Secom

Ação está sendo realizada nos bairros do município

Com objetivo de conter o aumento populacional de cães e gatos, evitar a proliferação de zoonoses e até acidentes de trânsito com os animais, a Prefeitura de Macaé, através da coordenação especial de Promoção da Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses (CEPSACZ) realizou, no domingo (16), mais uma ação de castração numa parceria público-privada com a Vets Clínica Veterinária para atender os inscritos e aprovados no cadastramento realizado em Imboassica.

Os beneficiados, proprietários de cães e gatos do bairro já tinham participado da etapa de cadastro, avaliação e vacinação ocorrida no último dia 22, e foram selecionados de acordo com os padrões socioeconômicos conferidos em sua documentação. Os animais castrados precisam ter idade entre seis meses e cinco anos e ficam registrados ao cpf do proprietário.

- Esta é a primeira parceria público-privada, ocorrida com a finalidade de castrar cães e gatos em Macaé. A Vets Clínica Veterinária, como uma empresa médica, entendeu a proposta do poder público no controle populacional dos pequenos animais, oferecendo seus veterinários para castrar gratuitamente e se prontificando a doar o seu espaço para a realização do procedimento. É uma parceria e união que vai adiante e que traz a responsabilidade social para com a saúde pública do nosso município – pontuou o coordenador especial de Promoção da Saúde dos Animais, Rafael Amorim.

Maria Dayse, uma trabalhadora e moradora da região foi uma das pessoas que levou seu gato “Tomas” para castrar na clínica médica. “Nossa, foi muito bom porque só assim, ela estará segura nas transições das doenças e também ficará imune de uma gravidez que com certeza aumenta a população de animais na cidade”, disse.