Foto: Ana Chaffin
As ações de saúde da Prefeitura de Macaé serão destaque novamente em importante evento no Rio de Janeiro
As ações de saúde da Prefeitura de Macaé serão destaque novamente em importante evento no Rio de Janeiro. A equipe da Subsecretaria de Odontologia da Secretaria de Saúde irá representar a cidade entre os dias 19 e 21 no Odontorio 2012 – Jornada Odontológica da Associação Brasileira de Odontologia do Rio de Janeiro (ABO/RJ).
A equipe apresentará o trabalho intitulado “Odontologia Escolar como Fator de Inclusão Social”. O evento é conhecido como a maior jornada de Odontologia da cidade, que promete reunir mais de 2500 profissionais e empresas da área de odontologia.
O subsecretário de Odontologia, Márcio Junger, lembra que o trabalho faz parte do Programa Cárie Zero, implantado em 2011, nas escolas da zona rural de Macaé. “O objetivo do trabalho é relatar os resultados do programa odontológico, um ano após a sua implantação. Os dois pilares do programa são as ativades educativas e as preventivas”, explica.
Um dos resultados positivos do trabalho foi a sistematização da escovação nas escolas. A especialista em odontologia em Saúde Coletiva e Mestre em Odontopediatria, Cláudia Canalli, explica que não havia um programa de odontologia sistemático nas escolas, mas com a implantação do Programa Cárie Zero foi possível ampliar os trabalhos de informação e consequentemente a oferta de serviços.
- Participaram do programa 1578 alunos matriculados em 16 escolas. Destes, 1159 alunos foram autorizados pelos pais a serem examinados. Foram realizadas 328 atividades educativas com alunos, pais e funcionários, curso de capacitação em higiene bucal destinado a funcionários das escolas responsáveis pela supervisão da higiene bucal dos alunos, disse. Quanto à escovação dentária supervisionada direta e indireta, foram realizadas 1.578 e 85.589, respectivamente.
Cláudia ressaltou que neste período também puderam observar que 95% das escolas não realizavam sequer uma escovação dentária no período escolar, apesar das diversas refeições oferecidas. O programa ofertou kits de higiene bucal (escova, pasta e fio dental) para todos os alunos.
Os casos que necessitavam de atendimento especializado foram referenciados, através do Cartão de Saúde Bucal, para tratamento dentário ambulatorial nas Unidades de Saúde. “A implantação do programa facilitou o acesso da população estudantil aos serviços odontológicos, contribuiu para aquisição de informação e de hábitos saudáveis imprescindíveis à saúde bucal”, finalizou.
A equipe do programa Cárie Zero que atende nas escolas da Região Serrana é composta por Cláudia Canalli, Rafael Cidade, especialista em odontologia do Trabalho e Suzana Freitas Garcez, técnica em Saúde Bucal.