A Prefeitura de Macaé, por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso, realizou mais de 300 testes de calcâneo, que detecta casos de osteoporose em idosos. Os exames gratuitos foram feitos desde o dia 10 até esta terça-feira (16), na sede do programa, localizada na Rua Dr. Bueno, 190, Imbetiba.
Idosos a partir de 60 anos e mulheres após a menopausa puderam realizar os exames, através do aparelho disponibilizado pelo Laboratório Lilly, que faz um rastreio de osteoporose, semelhante a uma ultrassonografia. Entre os mais de 300 exames, somente 38 foram classificados com osteoporose, doença que atinge os ossos, deixando-os enfraquecidos.
A gerente do Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso, Ana Lúcia Rodrigues, explica que é importante para o idoso saber mais sobre a doença, para que possam se prevenir, evitando acidente e fraturas indesejadas que podem causar até imobilidade de algum membro do corpo.
- A osteoporose é um risco de fratura, pois é uma doença silenciosa e muitas pessoas não sabem que têm, só descobrem depois que sofrem alguma fratura devido ao enfraquecimento dos ossos, informa Ana Lúcia.
A osteoporose é uma doença que progride lentamente e raramente apresenta sintomas. Os que apresentam maior risco de desenvolver a doença são mulheres, fumantes, consumidores em excesso de álcool e café, diabéticos e aqueles que praticam atividades físicas de forma inadequada.
Para se prevenir é importante praticar esportes regulamente, possuir dieta rica em cálcio, verduras e frutos do mar. As mulheres devem fazer uma reposição hormonal de estrógeno durante e após o período reprodutivo.