O Programa Eco Cidadão através do projeto Cultivar Plantas - Cultivar Paz, realiza nesta terça –feira (30), mais uma oficina temática para alunos da Escola Municipal Neusa Brizola. Desta vez, além dos temas educação ambiental e cultura de paz, o trabalho abordará práticas de agricultura urbana.
O objetivo é incentivar, por meio de atividades educativas, práticas ecológicas no dia a dia que contribuam para melhorias da qualidade ambiental e de vida , para o desenvolvimento sustentável ,promovendo a boa convivência social e a adoção de hábitos alimentares saudáveis, inspirando os estudantes a cultivarem hortaliças, plantas medicinais orgânicas, em pequenos espaços, locais ociosos , em casa, na escola , utilizando materiais alternativos e respeitando o meio ambiente
Dentre as ações que serão desenvolvidas estão a criação do Mural "Nossa Horta", as atividades de arte ,a exposição dos trabalhos dos alunos e o Dia da Salada , acompanhada de chás, frutas, grãos, bolo de aveia e granola.
- A educação ambiental é diversificada, e envolve transformações nas pessoas, a formação de valores e conhecimentos. Entendemos que são as pessoas prioritárias no processo da ação educativa ambiental, que educação ambiental deve ser contínua e permanente, o que é diferente de preservação através de ações pontuais, explicou a coordenadora do Eco Cidadão, Marielza Horta.
O Programa Eco Cidadão vem realizando diversas atividades com os outros grupos envolvidos e conta com as parcerias da Prefeitura de Macaé, Purac Sínteses, IDRC, RUAF, IPES, Universidade Aberta do Porto-Departamento de Ciência e Tecnologia e ONU-Habitat.