logo

Programa Educação e Família é lançado na rede municipal

27/08/2021 13:14:00 - Jornalista: Joice Trindade e Andréa Lisboa

Foto: Bruno Campos

Macaé tem quatro escolas contempladas para receber verba no FNDE

A rede municipal de ensino aderiu ao Programa Educação e Família desenvolvido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O programa foi lançado oficialmente, nesta sexta-feira (27), na sede da Secretaria de Educação (Semed) e apresentado aos diretores das quatro escolas municipais contempladas em Macaé pelo Ministério da Educação (MEC), entre 5.755 selecionadas nacionalmente.

A secretária de Educação, Eliane de Araújo, distribuiu aos diretores o material impresso do MEC sobre o programa e apresentou o aplicativo para celular com informações educacionais e financeiras, o Clique Escola. A ferramenta foi criada para agilizar e democratizar o acesso da família e dos profissionais da educação aos dados escolares.

"Estamos hoje iniciando este programa que fomenta e qualifica a participação da família na vida escolar, o que é de grande importância e sempre reivindicamos. Isso, num momento em que a pandemia de covid-19 fortaleceu bastante o vínculo entre a família e a Educação, especialmente pelo trabalho de desenvolvimento da plataforma para aulas online, que muito precisou da cooperação das famílias. Agora, o nosso trabalho de envolvimento das famílias terá o apoio do MEC", disse Eliane.

A coordenadora do Programa de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Macaé, Márcia Corrêa, destacou que é uma conquista para o município ter quatro escolas contempladas pelo MEC entre 5.755 do país.

"O programa é um avanço, porque estas escolas receberão um recurso do FNDE para desenvolver as atividades integradoras. As equipes da Semed estão disponíveis para dar apoio a estas unidades, desde a elaboração do plano de ação, até a prestação de contas", explicou a superintendente Orçamentária, Luiziane Luzitano.

As escolas que participarão do Programa Educação e Família são: Ciep Municipalizado Leonel de Moura Brizola (Barra), Colégio Municipal Elza Ibrahim (Ajuda), Escola Municipal Paulo Freire (Lagomar) e Colégio Municipal Tarcísio Paes de Figueiredo (Bicuda Grande). O programa também tem a proposta de construir um projeto de vida para o estudante, com foco no processo de re?exão sobre o que cada um quer ser no futuro e no planejamento de ações a longo prazo.

A Semed aderiu ao programa no dia 13 de agosto e, na quarta-feira (25), técnicos da Secretaria de Educação e diretores das escolas integrantes participaram de uma webconferência com o coordenador geral de Formação da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, Roberto Júnior.

Por meio do programa, as escolas municipais poderão receber o recurso de até R$3.500,00 do PDDE Educação e Família. Para receber o repasse, o diretor escolar deverá elaborar o plano de ação da escola, instrumento que organiza as atividades escolares, no qual são estabelecidas metas que valorizem a participação da família na vida escolar e no projeto de vida dos estudantes. Também os conselheiros escolares participarão da elaboração, implementação e monitoramento do plano de ação.

São princípios norteadores do Programa Educação e Família: a promoção da educação como direito social básico; oferta de educação de qualidade para o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho; e protagonismo da família e da escola na garantia do direito à educação e na construção do projeto de vida do estudante.


Fotos Relacionadas