logo

Programa municipal cadastra proprietários de cães e gatos

11/05/2017 17:15:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Divulgação

Cadastro foi realizado nesta quinta com moradores do bairro Lagomar

Mais de 60 proprietários de cães e gatos residentes no bairro Lagomar foram cadastrados para o primeiro “Mutirão de Castração de Cães e Gatos”, que será realizado no próximo dia 20 em Macaé. O cadastramento, que ocorreu durante toda manhã desta quinta-feira (11), no Posto de Abastecimento e Combate ao Aedes (PA), da Avenida W 5, do bairro, é um passo significativo no controle do crescimento populacional e de promoção da saúde de pequenos animais.

A ação do Programa Municipal de Controle Populacional de Cães e Gatos está sendo executada pela Coordenação Especial de Promoção da Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses, da prefeitura.

- Hoje é um dia feliz porque iniciamos as inscrições para a castração de cães e gatos de proprietários que residem no Lagomar, que cuidam dos seus animais, mais não têm condições financeiras de pagar pelo procedimento, que é um ato de amor e preservação da saúde do animal – pontuou Rafael Amorim, coordenador Especial de Promoção da Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses.

Após essa etapa, os proprietários cadastrados deverão retornar ao Posto de Atendimento nos próximos dias 15 e 17, com seus animais para uma avaliação veterinária e, no dia 20, para a realização do procedimento cirúrgico.

A esterilização de cães e gatos por cirurgia é o procedimento que garante o controle da natalidade com eficiência, segurança e bem-estar ao animal. A intervenção cirúrgica será feita pelo médico veterinário Edmundo Abílio,professor de cirurgia para animais de pequeno porte do curso de veterinária da Uenf e seus alunos de graduação e pós-graduação. Como uma das parceiras do programa de controle populacional de cães e gatos, a equipe médica deverá seguir o calendário dos mutirões nas áreas onde há maior população de animais.

A cuidadora de idosos Dulcinea Betoni estava feliz por se cadastrar. Ela contou que é proprietária de três cães e dois gatos e que está acreditando no programa. “Eu acredito e pretendo continuar a castrar meus animais na medida em que o mutirão de castração continue, porque não tenho condições financeiras de arcar com essa operação que varia de 180 a 200 reais. Nossos animais precisam de cuidados e, é por isso, que a posse responsável é muito importante”, disse.

Outro morador do Lagomar, o pintor industrial Isac Porto revelou que está desempregado, mas, mesmo assim tem cuidado de uma cadelinha de dois anos e quer a castração para ela a fim de evitar a superpopulação de pequenos animais naquele bairro.