logo

Programa Nova Vida inaugura sede própria

19/07/2010 18:23:49 - Jornalista: Monica Torres

Foto: Robson Maia

Prefeito anuncia que número de jovens assistidos pelo Programa vai passar de 214 para 338

Exclusivo da Prefeitura de Macaé, o Programa Nova Vida, da Secretaria de Assistência Social, tem novo endereço a partir de hoje: Rua Alfredo Backer, 560, no Centro. E mais uma conquista foi anunciada na inauguração: o número de jovens assistidos pelo programa passa de 214 para 338, com a absorção de mais 124 adolescentes, todos presentes no evento.

A casa estava lotada. No novo espaço, lugar para todos os sonhos do Projeto, como sala de oficinas e apresentação de vídeos e ambiente para reuniões/encontros com os pais e palestras. Tudo com o intuito de promover uma maior proximidade com os familiares dos jovens assistidos, como sintetiza a secretária de Assistência Social, Bárbara Monteiro:

- O Nova Vida nunca teve uma sede e agora este espaço pretende promover as interfaces que requer o trabalho com o adolescente. Isto é, envolver mais a família no trabalho, reforçando estes vínculos e estar mais próximo do contexto social do jovem. Todos caminhando juntos: família e adolescente. Todos vencedores, disse a secretária.

O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, presente na inauguração, tocou em um dos maiores sonhos dos coordenadores do Projeto, que é conseguir atingir o quantitativo oficial de 500 jovens, previsto pelo Programa. Riverton lembrou do início de tudo, quando conheceu e trabalhou como instrutor no Projeto Bom Menino, da FEEM, e depois, quando já atuando na Prefeitura, trouxe o Projeto que se constituiu no Nova Vida.

- Queremos ocupar estes jovens com uma boa experiência profissional, não é para eles serem office boy, mas que com o tempo sejam capacitados neste primeiro emprego. A realidade mostra que muitos destes jovens que começaram no Programa Nova Vida, hoje assumem bons cargos em empresas particulares e também no setor público da cidade. Queremos oferecer a estes meninos uma vara de pescar, pontuou o prefeito.

Riverton ainda lembra que o Nova Vida é um dos projetos de maior alcance social do município. O prefeito parabenizou a equipe profissional do Nova Vida, que considera dedicada e afirmou que, assim, “quem sai ganhando é toda a população de Macaé”.

No novo grupo de jovens assistidos pelo Programa, adolescentes de diversos bairros, como Nova Holanda, Fronteira, Barra de Macaé, Brasília, mas também dos distritos do Sana e do Frade. Nas conversas, na hora que recebiam os uniformes (camisa, calça e tênis) e enquanto conheciam a nova sede, os meninos falavam de um emprego para, enfim, terem uma maior independência. Já entre as meninas o papo era outro: mais responsabilidade e experiência.

No espaço, recepção, sala de psicologia, sala pedagógica, administração, entre outros espaços dedicados ao convívio. “Queremos promover oficinas com os pais, festas em datas comemorativas especiais, além de um contato mais próximo também com o empregador deste adolescente”, esclarece a pedagoga do Programa, Elaine Soares.

A coordenadora do Programa Nova Vida e assistente social, Marília Nunes Bastos, vê total relação entre número de crianças e jovens inseridos nos programas sociais e redução da criminalidade nas cidades: “Quanto mais jovens capacitados, menos população de rua e redução da criminalidade”, afirma.

A coordenadora acredita que para o bom desenvolvimento do Programa é fundamental a participação da família: “Em todos os espaços de vida do jovem é fundamental o acompanhamento pela família. Não adianta, por exemplo, a equipe do Nova Vida acolher e a família não estar presente no processo”, ressalta.

Ainda na inauguração, estavam presentes também os jovens e os familiares já assistidos pelo Nova Vida, empresas cooperantes, vereadores, além de representantes das secretarias municipais, “pois sem estas parcerias o Programa Nova Vida perde sua força”, finaliza Marília.


O que é o Nova Vida

O Programa Nova Vida atua capacitando adolescentes, em cursos profissionalizantes em parceria com outros órgãos. O Programa Municipal (Lei 2.606/05), que atende jovens de 14 a 17 anos, visa à formação e capacitação deste adolescente, por um período de quatro anos, incentivando a profissionalização para posterior inserção no mercado de trabalho formal, respeitando o seu caráter de pessoa em desenvolvimento conforme preconiza o Estatuto dos Direitos da Criança e do Adolescente (ECA), Lei 8069/90, tendo por metodologia o acompanhamento psicossocial e pedagógico.

O Programa Nova Vida atende ao município de Macaé inclusive a Região Serrana, tem por base o atendimento de adolescentes de ambos os sexos, oriundos de famílias de baixa renda, visando à sua integração em atividades de estágio educativo.

As atividades são desenvolvidas durante no máximo quatro horas diárias e 20 horas semanais, entre segunda e sexta-feira, em horário compatível à frequência dos adolescentes à escola, sendo vedada a prorrogação e a compensação de jornada.

A remuneração que o adolescente recebe pelo estágio efetuado, no valor equivalente a meio salário mínimo, ou a participação na venda dos produtos de seu trabalho não desfigura o caráter educativo, nem gera vínculo empregatício com as entidades ou empresas envolvidas no programa.

O Programa Nova Vida tem alcance social na medida em que ele atende as solicitações dos órgãos, tais como: Vara de Família, Conselho Tutelar, Medidas Socioeducativas (Criard), escolas, serviço social das secretarias afins. Possui convênio com a Associação Beneficente Rio Criança Cidadã (ABRCC), que presta assistência aos adolescentes que estejam em situação de risco, através de um programa para o amparo ao adolescente e construção da cidadania. Sendo no município denominado de “Programa Macaé Criança Cidadã”, procurando atenuar as demandas apresentadas; como risco social, vulnerabilidade, exclusão social e outros.

O Programa completou maioridade em outubro de 2009.


Fotos Relacionadas