logo

Programa Saúde na Escola atende alunos da Educação Infantil

25/10/2017 14:19:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Ana Chaffin

Acuidade visual e avaliação física são realizados para definição de cuidados para a saúde

Prevenção e qualidade de vida. Esta é a proposta do Programa Saúde na Escola (PSE), que realizou atividade nesta terça-feira (24) na Escola Municipal Juventino da Silva Pacheco (Barra). A programação tem o objetivo de reforçar o desenvolvimento da saúde e destacar a formação integral dos estudantes. Em Macaé, o programa atende cerca de quatro mil alunos de dez escolas municipais com a parceria das secretarias de Saúde e Educação. O programa é uma iniciativa do Governo Federal em ação conjunta com estados e municípios.

A ação tem a parceria do campus Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A garotada teve a oportunidade de receber atividade de pesagem e promoção da saúde auditiva. As equipes vão levantar o índice antropométrico dos alunos, necessário para o diagnóstico nutricional. Conforme os resultados detectados, os estudantes que apresentarem obesidade ou baixo peso serão encaminhados para unidades de Estratégia Saúde da Família mais próximas das residências e atendimento na Coordenadoria de Área Técnica de Alimentação e Nutrição (CATAN).

Neste mês de outubro, a equipe do Programa Saúde na Escola desenvolveu atividades também no Colégio Municipal Balneário Lagomar, que contou com a palestra "Direito Sexual Reprodutivo e Prevenção de Acidentes" e na próxima segunda-feira (30) haverá antropometria e acuidade visual. Os resultados poderão evidenciar a necessidade de uma consulta oftalmológica e encaminhamento à rede pública de saúde.

As próximas escolas que receberão o Programa Saúde na Escola são Nosso Senhor dos Passos (Botafogo), José Bruno Azevedo e Eraldo Mussi, localizadas nas Malvinas. Na lista também estão Generino Teotônio de Luna (Virgem Santa), Juventino da Silva Pacheco (Barra), Darcy Ribeiro (Nova Holanda), Balneário Lagomar, Engenho da Praia , Córrego do Ouro e Átilla de Aguiar Maltez Júnior (Cajueiros).

O PSE apresenta doze ações a serem realizadas no prazo de dois anos. Atualização do calendário vacinal, prevenção à obesidade, cuidados com a saúde bucal, auditiva e ocular, combate ao mosquito Aedes aegypti, incentivo às atividades físicas e prevenção de DST/Aids são promovidas.


Fotos Relacionadas