logo

Programa Saúde na Escola será lançado oficialmente no dia 26

18/09/2013 17:35:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Ana Chaffin

Meta do PSE é o desenvolvimento das ações de prevenção, promoção e atenção à saúde dos estudantes

Acontece na quinta-feira (26) o Seminário de Lançamento do Programa Saúde na Escola (PSE). A programação oficial vai acontecer das 8h às 15h no auditório Cláudio Ulpiano da Cidade Universitária. O objetivo do seminário é melhor integrar as equipes que fazem parte do programa. São elas as secretarias de Saúde - por meio de unidades do Estratégia Saúde Família (ESF) - e Educação, com a subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura e Esportes. Uma das metas principais do PSE é a temática “Saúde” no projeto político pedagógico das escolas municipais.

O encontro visa aproximar outros órgãos parceiros do programa e as 23 unidades municipais que estão contempladas com o PSE. Entre os objetivos estão o reforço da comunicação entre escolas e equipes de Atenção Básica e a socialização das ações desenvolvidas pelas unidades.

A meta do PSE é o desenvolvimento das ações de prevenção, promoção e atenção à saúde dos estudantes. Com o somatório do atendimento nestas escolas, o programa chega a um total de 8.890 alunos. Estudantes da Educação Básica, gestores, profissionais de educação, saúde e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) são beneficiados.

No PSE são realizadas atividades como avaliação antropométrica, saúde bucal, saúde ocular, promoção da segurança alimentar e da alimentação saudável. Na pauta dos trabalhos desenvolvidos estão oficinas e palestras de saúde e prevenção nas escolas, direito sexual e reprodutivo, além da prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas. A previsão da Coordenação do PSE é que no próximo ano letivo o número de unidades municipais seja ampliado.

Unidades - Entre as unidades municipais que contam com as ações do PSE estão Escola Municipal de Educação Infantil Elea Tatagiba de Azevedo, Zélia de Souza Aguiar, Ormy Moura Marinho, Maria Augusta de Aguiar Franco e Wanderley Quintino Teixeira.

O PSE também contempla as unidades municipais Aterrado do Imburo, Professora Maria Angélica Ribeiro Benjamin, Joaquim Augusto Borges e Renato Martins. A novidade é que o programa atende os alunos do Ciep Brizolão 393, na Aroeira, que mesmo sendo da rede estadual, será beneficiado com as ações.

Na lista estão também as Escolas Municipais de Educação Infantil Professora Marli Vasconcelos Lemos, Professora Maria Magdala Agostino Cipriani, Maria das Graças da Silva Ribeiro, Chistos Jean Koussolas, Professora Maria das Graças da Silva Ribeiro, Professora Laura Sueli de Campos Barcelar, Ciep Municipalizado Maringá, Professor Darcy Ribeiro, Eraldo Mussi e Botafogo.

Ainda fazem parte das atividades as escolas municipais Joffre Frossard, Teotônio Ferreira de Luna, Escola Municipal de Educação Infantil Professora Maria das Dores Souza Tavares, Tarcísio Paes de Figueiredo, e o Colégio Municipal Balneário Lagomar.

Para execução das atividades, o programa conta com ação integrada das equipes do Estratégia Saúde Família, Coordenadoria de Área Técnica de Alimentação e Nutrição (CATAN), Centro de Referência do Adolescente (CRA), Divisão de Educação e Saúde, Coordenadoria Extraordinária de Políticas Sobre Drogas, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e equipes da Saúde na Escola e Nutrição.

Segundo a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, uma das finalidades do PSE é contribuir com a formação dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. “A intenção é reforçar o pleno desenvolvimento dos alunos da rede municipal de ensino”, finalizou.