As escolas municipais situadas na área rural de Macaé, em especial a Serra, que contam com turmas multisseriadas (com alunos de diferentes anos de escolaridade e faixa de idade estudam juntos) serão contempladas com o novo programa “Escola da Terra”. A nova metodologia, que está em fase de definição, visa apresentar mudanças na concepção pedagógica no ano letivo de 2012. A finalidade é fortalecer o ensino nas áreas rurais.
O “Escola Ativa”, promovido pelo Ministério da Educação, é desenvolvido pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação. O programa atende cerca de 80 estudantes com a finalidade de minimizar a distorção série-idade, além desenvolver o processo de aceleração de aprendizagem e escolaridade dos alunos do 1° ao 5° ano. Outra proposta é qualificar os profissionais com cursos, que durante este semestre letivo foram voltados para a Tecnologia Educacional.
Para encerrar o “Escola Ativa”, a Secretaria de Educação vai realizar, em sua sede, a culminância do projeto no dia 31 de julho. O evento acontecerá no auditório 38, a partir das 9h. Na ocasião, oito professores que participam da capacitação terão a oportunidade de compartilhar vivências e receber um material específico sobre a trajetória do programa, implementado desde o ano de 2010 em Macaé.
De acordo com a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, o Programa Escola Ativa atingiu as expectativas desde que foi implementado pelo MEC em 1997 e foi reformulado em 2007:
- O “Escola Ativa” foi pautado na melhoria do desempenho escolar das turmas multisseriadas. O programa é fundamentado nas concepções e princípios da Política Nacional da Educação do Campo e, em Macaé, as escolas atendidas pelo programa conquistaram desenvolvimento no processo ensino-aprendizagem”, salientou.
O “Escola Ativa” é desenvolvido nas unidades municipais Duas Barras B(Glicério), Crubixais de Cima (Frade), Madressilva (Trapiche), Zélia Souza Aguiar (Areia Branca), Carlos Gaspar (Sana) e Augusta Franco (Bicuda Pequena). Satisfeita com os resultados alcançados, a coordenadora do programa, Ana Dutra, destaca que através das atividades executadas, o processo pedagógico das escolas atendidas foi modificado.
- Estamos satisfeitos. Contamos com um grupo de professores, que com muita dedicação e novos conhecimentos adquiridos, conseguiram elevar a estima dos estudantes. Desta forma, eles alcançaram resultados satisfatórios mediante novas ferramentas pedagógicas, que já foram colocadas em prática durante o cotidiano escolar - disse.
Ana Dutra, também aponta que muitos dos recursos pedagógicos utilizados pelos professores integrantes do programa apresentaram êxito. Entre eles estão caderno de auto-avaliação, caixa de sugestões, pesquisa histórica sobre a fundação da unidade municipal de ensino, a confecção de calendário agrícola com indicações dos períodos de produção e colheita das principais atividades econômicas das localidades, além de cartazes de combinados e comitês.
A coordenadora lembrou ainda que os professores também fizeram parte de microcentros, encontros, em que foram desenvolvidos planejamento pedagógico e recebimento de dúvidas e sugestões.