Foto: Maurício Porão
As festividades acontecem na região serrana do município.
Uma vasta programação em Macaé marca as comemorações de Santo Antônio. Os festejos prosseguem até domingo (16) no bairro Visconde de Araújo e Glicério, região serrana do município. O público poderá prestigiar shows, procissão, missas, teatro de fantoches, quadrilhas, comidas típicas, brinquedos, corridas e sorteio de prêmios.
Nesta sexta-feira (14), na paróquia Santo Antônio, do bairro Visconde de Araújo, as tradicionais quadrilhas, foram o destaque, além de brinquedos e diversos pratos de comidas típicas em toda extensão da praça. O técnico de segurança do trabalho, Laércio Cunha, 56 anos, foi com a família prestigiar o evento. “Já estou há 15 anos em Macaé e sempre que posso estou aqui na paróquia”, disse.
Já em Glicério, no clima de serra, o primeiro dia da festa contou com mostra de cinema, leilão de prendas e os shows da Banda Tipo Luau e, em seguida, a Banda Zero 22 com muito sertanejo universitário. A dona de casa Maria de Fátima da Silva, 32 anos, afirma que, todos os anos, comparece a programação. “É muito boa, meus filhos adoram”, acrescentou.
A programação continua neste sábado (15). No Visconde de Araújo quem celebrará missa será o Bispo Dom Edney Gouvêa Mattoso, às 19h, seguida de show com a banda Dominus. No domingo (16), haverá missa, às 8h, corrida de Santo Antônio, às 9h, Dia na Praça com almoço, bingo e shows com Glauco Zulo e "Nerso da Capitinga", além de missa, às 18h, com show da banda Trinum e o tão aguardado sorteio "Show de Prêmios", às 21h30. Em todos os dias do evento está instalado na quadra da Praça um parquinho com diversos brinquedos para a criançada também se divertir. Inclusive, o algodão doce será liberado para o público infantil.
Para os moradores de Glicério e visitantes, neste sábado (15), as atrações começaram pela manhã com torneio de buraco, às 9h, no auditório do Posto de Saúde de Glicério. Às 16h haverá apresentação de capoeira. Em seguida abre-se espaço para o teatro de fantoche e a grande quadrilha. A programação musical do dia terá palco livre para talentos locais e depois Amanda Amado e Grupo Mistura Rica assumem o palco. A Banda Balacobaco encerra o segundo dia de festa.
No domingo (16), a programação é intensa. Às 6h, alvorada com a Sociedade Musical Nova Aurora e missa na Igreja de Santo Antônio, às 8h. Tradicional evento esportivo que recebe grande número de participantes, às 8h, os ciclistas se encontram para o passeio que parte da Praça Principal de Glicério e vão até o Trapiche.
O vôlei de areia, que já conta com mais de 15 duplas inscritas, acontece às 9h. Em seguida, a grade de programação conta com apresentação do grupo da terceira idade e torneio de futebol. A festa ainda terá teatro de fantoche, às 15h30, leilão de prendas e quadrilha do Grupo Ser e Viver. Finalizando o último dia de evento, às 18h, chorinho com a Banda Coletivo Só Pra Moer e Grupo Conversa Comigo. Em seguida, show com Forró Pai D'Égua e queima de fogos.