logo

Programação especial marca Dia Mundial do Meio Ambiente

03/06/2015 14:59:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Ana Chaffin

Preservação dos recursos naturais será um dos temas tratados

Para marcar o Dia Mundial de Meio Ambiente, comemorado nesta sexta-feira (5), a Secretaria de Ambiente preparou uma programação especial entre os dias 9 e 11 de junho. Segundo o secretário Gerson Martins, a proposta é alertar a população sobre os problemas ambientais e a importância da preservação dos recursos naturais.

A abertura da Semana do Meio Ambiente será na terça-feira (9), às 8h, no auditório da Secretaria de Ambiente, localizado no Macaé Shopping, Avenida Rui Barbosa, 1725, Alto dos Cajueiros. O órgão receberá alunos da rede municipal de ensino já cadastrados. No encontro, haverá a palestra "Fiscalização Ambiental: um dever de todos!", ministrada pelo fiscal Edinilson Régis. O evento também será marcado por temas como "Animais peçonhentos", com o biólogo Henrique Abraão Charles, "Defesa Ambiental", abordada pelo coordenador da Guarda Ambiental, Madson Nazareno, e "Arquipélago de Santana", com o ambientalista Vicente Stanislaw.

Na quarta-feira (10), a partir das 9h, a programação continua no mesmo espaço, por meio de oficinas de artesanato com materiais reciclados. Para encerrar, na quinta-feira (11), haverá ação de conscientização ambiental com alunos da rede municipal do distrito do Frade, culminando no plantio de mudas no entorno do campo de futebol do Frade.

As atividades do Dia do Meio Ambiente envolvem alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. A intenção é reforçar a implementação de programas pedagógicos para promover a importância da Educação Ambiental e da adoção de práticas que visam a sustentabilidade e a multiplicação de informações quanto à redução dos impactos ambientais que afetam o ecossistema.

Dia Mundial - Comemorado no dia 5 de junho, a data foi escolhida em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, na Organização das Nações Unidas (ONU). Nessa Conferência, que ficou conhecida como Conferência de Estocolmo, iniciou-se uma mudança no modo de ver e tratar as questões ambientais ao redor do mundo, além de serem estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta.