Foto: Douglas Fernandes
O projeto funciona na praça Washington Luiz.
As praças são importantes espaços de lazer, recreação e socialização. E para mais de três mil alunos da rede municipal de ensino, a Praça Washington Luiz também se transformou em uma grande sala de cinema esta semana. Durante quatro dias, cerca de mil estudantes, diariamente, assistiram a filmes nacionais gratuitamente, em sessões que aconteceram seis vezes ao dia. Trata-se do Projeto Cine Tela Brasil, uma parceria da Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, com a produtora paulista Buriti Filmes, que é patrocinado pela Fundação Telefônica/Vivo.
O Cine Tela Brasil é a primeira sala de cinema itinerante do país, em que um caminhão viaja levando a estrutura de uma sala de cinema com conforto e padrão de shoppings centers. São 225 lugares, ar condicionado, projeção cinemascope 35mm, som stéreo surround com leitor laser e tela de 21m2. O objetivo é realizar um trabalho de responsabilidade social e educação, focado na promoção da cultura entre crianças e jovens das unidades públicas e ensino.
– O uso da linguagem cinematográfica na educação é uma importante ferramenta de apoio à prática pedagógica. E projetos como o Cine Tela Brasil contribuem com questões socioculturais, ao facilitar o acesso dos alunos a produções que contribuem para sua formação e para a ampliação do seu repertório cultural – disse a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia.
O evento na Praça Washington promoveu a integração entre a população e a cultura, já que, além da participação das unidades escolares da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), a população em geral também pode assistir aos filmes. Entre os títulos exibidos nos dias 12, 13, 14 e 15 de junho, estavam “Rio”, “Bicho de sete cabeças”, “As melhores coisas do mundo” e “Eu e meu guarda-chuva”. Os horários das sessões foram 08h30, 10h, 13h30, 15h, 18h e 20h. Tudo para agradar o público infantil e adulto:
- Vivemos em uma sociedade bastante carente com relação à cultura e a aceitação do projeto por parte dos alunos e da população de Macaé foi excelente. Tivemos a sala lotada, com 90% dos 225 lugares ocupados na maioria das sessões. Dessas pessoas, muitas nunca tinham tido a chance de assistir a exibição de um filme no cinema. Esse retorno é muito gratificante – afirmou o produtor do projeto Cine Tela Brasil, José Carlos Silva.
O projeto Cine Tela Brasil, lançado em novembro de 2004, já passou por mais 400 cidades do Brasil, onde realizou mais de 4.700 sessões, com exibição de mais de 90 filmes nacionais. Ao todo, as salas itinerantes receberam 950 mil pessoas, com expectativa de, em 2012, atingir a marca de um milhão de espectadores: “Macaé contribuiu muito para conseguirmos atingir esta marca e estamos muito satisfeitos com os resultados que o projeto alcançou na cidade”, finalizou José Carlos.