O projeto "Sensores e Arduíno: Estudo, Aplicação e Uso Como Ferramenta de Ensino nas Aulas de Programação" recebeu neste mês o prêmio de primeiro colocado no Salão Inovação 2013 na categoria Instituição de Ensino e Pesquisa, no Macaé Itech. O autor é o professor do curso de Sistemas de Informação da Faculdade Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) e também professor mentor do Núcleo de Desenvolvimento de Sistemas (NDS), Alan Carvalho Galante.
O estudo apresentou características inovadoras para o ensino de programação utilizando plataformas de prototipação open source: os arduínos.
Consideradas as dificuldades encontradas nas disciplinas iniciais de programação para os alunos dos mais variados cursos, pretende-se, com os estudos do Arduíno, gerar um conjunto de aulas iniciais para serem usadas nas disciplinas introdutórias de programação.
Os Arduínos são utilizados para prover a comunicação do software com os sensores, simulando um ambiente real para testes, além de possuírem baixo custo para aquisição. Durante a cerimônia foi informado que o projeto participará da competição nacional em setembro, no Rio de Janeiro.
Atualmente, a equipe é composta pelo professor coordenador, dois ex-alunos e sete alunos de graduação do curso de Sistemas de Informação da FeMASS, todos integrantes do NDS. A equipe desenvolve atividades multidisciplinares no projeto, tendo contato com tecnologias não abordadas durante o curso, como é o caso da programação com Arduíno, desenvolvimento de aplicativos para tecnologias móveis e uso de georreferenciamento.
Além do foco principal que é desenvolver um sistema livre para gerenciamento de agricultura utilizando georreferenciamento de sensores, todas as atividades geram conhecimento.
Em 2013, ainda estão sendo desenvolvidos no NDS os projetos “Desenvolvimento de Jogos Educacionais para o Ensino Fundamental do município de Macaé”, “Desenvolvimento do Sistema de Controle de Ponto Eletrônico do Professores – Siscope” e “Ambiente Virtual de Aprendizagem – FeMASS”.
O NDS foi formado por alunos, ex-alunos e professores, para propiciar à FeMASS um ambiente de prática e troca de conhecimento. No próximo dia 5 de maio o NDS completará três anos de atuação dentro da instituição.