Projeto de Acolhimento e Educação Continuada do Serviço de Órtese e Prótese se destaca em premiação

13/03/2023 10:41:00 - Jornalista: Renatta Viana

Foto: Divulgação

Os servidores públicos municipais Lilian Maciel Caldas Machado, Sandro de Araújo Barreto, Melissa Borges de Moraes Soares, Melissa Cadilho Dantas, Ana Caroline Gonçalves Pereira, Iram Moreira, David Teixeira dos Santos, Janiane Nunes Soares e Janaina Marques Barreto se destacaram no II Prêmio Servidores Inovadores com o Projeto de Acolhimento e Educação Continuada do Serviço de Órtese e Prótese de Macaé, ficando em 2º lugar na categoria Atendimento ao Cidadão – Projetos.

A iniciativa que partiu da Secretaria Municipal de Saúde, mais precisamente do setor Dona SID - Serviço de Órtese e Prótese, busca direcionar as solicitações de órtese e prótese proporcionando um melhor fluxo de atendimento dentro do próprio serviço consolidado em protocolos acessíveis a todos os membros da equipe, além de usuários que demandam condições diferenciadas e não podem se deslocar até o setor, sendo então, atendidos pelo Programa de Atendimento Domiciliar Terapêutico (PADT) e pela Estratégia de Saúde da Família (ESF). É um trabalho de educação continuada, no intuito de treinar e capacitar profissionais para minimizar deslocamentos de usuários em condições de difícil acesso.

De acordo com informações da equipe premiada, a questão mais desafiadora é o acesso dos munícipes de Macaé a equipamentos de órtese e prótese, devido a deslocamento, informação e condições de saúde (acamados). Além da dificuldade de agilidade do processo avaliativo devido ao número reduzido de profissionais capacitados. Um dos principais objetivos é encaminhar os usuários após o acolhimento da equipe multidisciplinar, para o atendimento ambulatorial na rede do município de acordo com suas necessidades de saúde.


“Outros objetivos também fazem parte do Projeto: Orientar os pacientes quanto ao uso de OPMs e o tempo para nova solicitação; realizar indicação criteriosa de OPMs, para gerar autonomia e independência, de modo que o uso seja seguro e independente; promover a capacitação da rede de saúde básica para auxiliar nas indicações e solicitações de OPM's; Encurtar o tempo entre a solicitação e a dispensação do OPM's pelo município no que se refere a ação dos profissionais de saúde da rede; e evitar desperdícios de erário com solicitações assertivas, visto que as mesmas são realizadas por CPF do usuário e não são passíveis de troca”, observa.



Lilian Maciel, representante da equipe, explica ainda, que o Projeto de acolhimento e educação continuada do Serviço de Órtese e Prótese em atendimento ao Cidadão, implementa no município um modelo desconcentrado de ação em saúde, no que tange ao processo avaliativo para dispensação de órtese e prótese, para atendimento aos usuários minimizando deslocamentos e agilizando o atendimento.

“Para este modelo de atendimento, almejamos a otimização dos fluxos de atendimento, resolutividade e humanização do tratamento. Nesse sentido, busca-se a eficiência nos serviços ofertados, que consiste num dos princípios Constitucionais que norteiam a Administração Pública”, disse Lilian, ressaltando também, o seu sentimento e da equipe quanto ao Prêmio.



Lilian Maciel acrescenta que as pequenas iniciativas trazem novos potenciais de trabalho e enriquecem as equipes.


"Assim dentro desta visão para 2023 ampliaremos o projeto de educação continuada para outros profissionais da rede e trazendo novas propostas o Serviço de Órtese e Prótese através de profissionais especializados vão abrir novas propostas dentro da terapia ocupacional direcionada a pacientes neurológicos. Considerando o caráter inovador da iniciativa, dentro de um serviço já ativo no município desde junho de 2011, também por uma ação inovadora na época, esperamos alcançar índices indicadores de sucesso consistentes, e para tanto o trabalho é direcionado a um primeiro olhar do Serviço Social do próprio setor e de um trabalho em conjunto de educação continuada com o PADT/ESF, além de suporte para a equipe de saúde na facilitação do processo da melhor indicação dentro do processo avaliativo. Assim minimizando os deslocamentos por ambulância dos pacientes acamados dos bairros mais distantes e agilizando todos os processos de forma mais resolutiva”, afirma.


Fotos Relacionadas