Acontece nesta quarta-feira (8), mais uma edição do projeto Educação e Esporte na Praça. O evento será realizado na Praça dos Navegantes, na Barra, às 17h. Na ocasião, os visitantes terão a oportunidade de comprar produtos artesanais, que poderão servir de presentes para o Dia dos Namorados (12).
A partir desta programação, o projeto vai ganhar uma nova formatação, passando a ser quinzenal e voltado para atender aos que atuam na praça de alimentação e feira de artesanato. Idealizado pela vice-prefeita, Marilena Garcia, o projeto tem como objetivo resgatar a cultura do artesanato e fomentar a integração entre a escola e a comunidade.
De acordo com a coordenadora, Kátia Angeloff, o projeto, que conta com a participação da Escola de Qualificação, está recebendo elogios dos moradores.
- Esta também será uma oportunidade para que, aqueles que já passaram ou desejam se atualizar na unidade da Escola de Qualificação da Barra, sejam ainda mais valorizados e conhecidos pelos moradores do bairro e adjacências. Por ser um periódico percebemos um saldo positivo para a comunidade. Com isso o projeto se consolidou contando com um apoio expressivo da comunidade da Barra de Macaé, disse.
Desde que o projeto foi criado, o rendimento dos artesãos locais teve um acréscimo de mais 30%. A artesã Jociléia Rodrigues conta que a programação está contribuindo com sua renda familiar. “Comercializo muitos produtos como toalha de banho, jogos de cozinha e panos de prato. Estou muito satisfeita com esta programação”, falou.
Além disso, segundo a coordenadora da Escola de Qualificação, Kátia Angeloff, um dos fatores positivos é que muitas pescadoras do bairro estão fazendo parte dos cursos de artesanato ou até mesmo interessadas em ingressar nas aulas.
A feira é realizada através de uma parceria entre o gabinete da vice-prefeita, Marilena Garcia, e a Secretaria de Educação, através da Escola de Qualificação Fazendo e Aprendendo. Também participam do evento as subsecretarias Municipais de Política para as Mulheres e de Pesca, além de representantes de associações ligadas ao artesanato, que poderão comercializar produtos. Na lista estão a Associação de Reciclagem (Carma); Arteiras de Macaé e Associarte.
Escola de Qualificação
Criada em 1997, a Escola de Qualificação funciona com três unidades: na Imbetiba, Corrégo do Ouro (Serra) e, recém-inaugurada, na Barra. Segundo a coordenadora, Kátia Angeloff, a unidade da Barra já é um sucesso.
- Temos a previsão de abrir outras unidades. Jovens e adultos estão em busca de novos conhecimentos para melhorar a renda e ter outras oportunidades no mercado de trabalho. Além disso, temos instrutores maravilhosos. Na semana passada, por exemplo, alguns deles participaram de uma Feira Internacional de Patchwork, no Rio de Janeiro, ressaltou.
Com cerca de 60 alunos,o espaço do Centro de Qualificação na Barra que foi inaugurado durante a comemoração do Dia das Mães, conta com cursos como customização, feltro, decoupage e renda turca. A maioria dos alunos, que passam pelas unidades da Escola de Qualificação consegue inserção no mercado de trabalho ou desenvolvem atividades em suas residências aumentando a renda familiar.
Os interessados devem ser maiores de 16 anos e procurar um dos pólos da Escola de Qualificação, munidos de cópia da carteira de identidade, CPF, título de eleitor, comprovante de residência, e uma foto 3x4. Para sanar as dúvidas dos interessados a Secretaria de Educação disponibilizou o telefone (22) 2762-1776.