O Projeto Educando na Cidadania apresentou sua 3ª etapa (encontro com educandos) na tarde desta terça-feira (26) no auditório da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Macaé (Fafima). O Educando na Cidadania é promovido pela Coordenadoria Geral do Programa Macaé Cidadão, em parceria com as secretarias municipais de Educação, Ambiente e Limpeza Pública, e contou com a presença de representantes das unidades de ensino da rede particular, estadual e municipal.
O tema deste ano foi “Economia voltada para a vida” e o subtema “Reciclagem na escola – lixo ou recurso?”. A proposta de ambos é promover um debate sobre a questão da reciclagem do lixo e propor a implantação de um projeto de coleta seletiva. A Secretaria de Limpeza Pública recolherá o material coletado nas escolas e vai passar paras as cooperativas de reciclagem de Macaé.
Já a Secretaria de Educação ficará encarregada de disponibilizar o material de divulgação, enquanto a Secretaria do Ambiente está implantando os coletores nas escolas e dando apoio técnico nas coletas seletivas.
- Isso tudo é feito pela Coordenadoria Geral do Programa Macaé Cidadão, que está ligado à Câmara Permanente de Gestão, explica o coordenador do Projeto Educando na Cidadania, Júlio Boldrini.
Os alunos presentes no encontro farão um projeto para implantar a coleta seletiva nas escolas onde estudam. “Essa ação pode no futuro trazer recursos para as escolas. Hoje o nosso trabalho é apenas de conscientização sobre a reciclagem, disse Júlio.
O projeto que começou em 2005 vem sendo observado como um sucesso aos olhos de seus integrantes. “A cada ano que passa percebemos que há um envolvimento maior das escolas com o projeto e o tema desse ano está fazendo nascer na comunidade educativa (professores e alunos) um grande interesse em vista da importância do assunto, uma vez que, cuidar do meio ambiente é cuidar da vida, disse a coordenadora geral do Programa Macaé Cidadão, Amélia Guedes Marinho.
O Programa também pretende fazer grandes campanhas na comunidade que envolva todo o entorno das unidades escolares e comemore a grande procura também de escolas que não fazem parte do programa e querem participar.
-A parceria do Macaé Cidadão com as Secretarias de Educação, Ambiente, Limpeza Pública e o total apoio da Câmara Permanente de Gestão tornarão possível este sucesso, ressalta Amélia.