logo

Projeto Educando na Cidadania é iniciado

09/04/2010 17:26:30 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Kaná Manhães

Na tarde desta quinta-feira, diversos diretores e professores das escolas estiveram presentes no Paço Municipal

Como vem acontecendo há anos, o Programa Macaé Cidadão está dando início a mais uma edição do projeto “Educando na Cidadania”, cujo tema em 2010 será “Vida em Sociedade – Economia Voltada para a Vida”, que tem conteúdo para ser devidamente debatido em 12 instituições de ensino do município de Macaé.

Entre as atividades a serem executadas nessas escolas estão encontros temáticos, palestras, oficinas e a execução de trabalhos textuais para a formação de um livro, que será editado na culminância do projeto, em novembro de 2010. Além do mais, também haverá estudo em campo, quando os estudantes visitarão o Parque Municipal do Atalaia.

São parceiras do Macaé Cidadão, as secretarias de Meio Ambiente e de Educação. Na tarde desta quinta-feira, diversos diretores e professores das escolas estiveram presentes no Paço Municipal, para que fosse dado o pontapé inicial do projeto.

De acordo com a coordenadora geral do Programa Macaé Cidadão, Amélia Guedes, esta proposta de 2010 é uma continuidade dos debates do ano passado, cujo tema foi “Vida em Sociedade, Respeitando as Diferenças”.

- Mas desta vez, daremos enfoque numa economia voltada para a vida. Esse tema sugere debates em torno das ações do homem, cuja vida em sociedade pode ser harmônica, equilibrada, que estabelece relações de respeito à natureza, garantindo a preservação de novas gerações e de inúmeras espécies, em ambiente saudável – ressalta Amélia.

Ela continua dizendo que sendo assim, o envolvimento das instituições de ensino públicas e privadas apresenta como um mecanismo de mobilização do jovem, assegurando-lhe oportunidade de crescimento pessoal e social, em direção a atitudes responsáveis diante da vida.

- Além disso, o Programa Macaé Cidadão e as secretarias de Meio Ambiente e de Educação acreditam que o projeto “Educando na Cidadania” tem uma grande responsabilidade em promover a cidadania de modo consciente e voltada às soluções de problemas sócioambientais, que afetam nosso dia a dia e comprometem o futuro das nossas gerações – explica a coordenadora do Macaé Cidadão.

Amélia conclui dizendo que, por esta causa, os órgãos públicos municipais já citados apostam em atividades que mobilizem a juventude estudante macaense com a finalidade de realizar desenvolvimento cultural, que, por sua vez, “contribuirá para vivermos em um mundo melhor”.