logo

Projeto Educando na Cidadania realiza palestra com professores

25/10/2012 11:56:00 - Jornalista: Juliene Silveira

Foto: Guga Malheiros

Diretores, orientadores pedagógicos e professores da Escola Estadual Municipalizada Caetano Dias participaram na manhã desta quarta-feira (24) da palestra que teve como tema “As principais ações da secretaria de Ambiente no Município de Macaé”. O encontro faz parte do projeto Educando na Cidadania e teve como objetivo capacitar os professores para que eles orientem da melhor forma seus alunos. O Educando na Cidadania é promovido pela Coordenadoria Geral do Programa Macaé Cidadão em parceria com as secretarias municipais de Educação, Ambiente e Limpeza Pública.

Segundo a coordenadora geral do Macaé Cidadão, Amélia Augusta Guedes, o tema da palestra foi sugerido pelos próprios professores da escola, pois eles sentiram a necessidade de saber as iniciativas da Prefeitura em relação à reciclagem, pois com essas informações eles poderão orientar melhor seus alunos.

- A palestra está na proposta do encontro temático, onde reunimos várias escolas e passamos as informações para os professores, porém, como o tema foi iniciativa da própria instituição, resolvemos fazer a palestra de hoje somente com os professores da Caetano Dias, explica.

De acordo com a bióloga e coordenadora de resíduos sólidos e efluentes da Secretaria de ambiente, Carla Oliveira, o objetivo da palestra foi criar vias de acessos para os alunos, ampliando o acesso à informação.

- Macaé produz atualmente cerca de 210 toneladas de resíduos sólidos urbanos por dia, sendo que 100% desses resíduos, 75% são cabíveis de reutilização. Por isso a importância de informar, orientar e capacitar os professores para que eles passem as informações aos seus alunos de uma maneira eficaz e sólida, comentou.

A escola Caetano dias tem coleta seletiva e orienta seus alunos a descartarem o lixo não só da escola, mas também de casa, no local correto. A Secretaria de Limpeza Pública do município recolhe o material reciclável da escola toda segunda-feira. Além dessas informações, Carla também sugeriu o descarte em cooperativas, principalmente de lixos eletrônicos como celulares e computadores, pois essas eram as maiores dúvidas dos alunos.

A bióloga também ressalta que Macaé conseguiu ampliar a Lei federal 12.305 de 2010, onde o município ficou apto para receber recursos do Governo Federal para financiar projetos de gerenciamento de resíduos.

Orientadora pedagógica da Escola, Delaine Oliveira, considerou a palestra um grande sucesso, pois esclareceu não só a forma com que os professores vão orientar seus alunos, mas também como todos nós devemos orientar a sociedade, cumprindo nosso papel de formadores de opinião e ajudando a preservar nossa cidade. A diretora da escola, Lourdes do Nascimento Silva e a orientadora educacional, Gilmara Alves da Silva, também elogiaram a palestra.


Fotos Relacionadas