Com o objetivo de levar orientações voltadas para melhoria da qualidade de vida, a rede municipal de ensino está desenvolvendo o projeto “Encontros”. A programação desenvolvida pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, é executada pela equipe de orientadores educacionais, que atuam nas escolas municipais, através de oficinas para alunos, pais e responsáveis, além de professores e funcionários da rede municipal de ensino. O tema central do projeto é “Cuidar”, que seguirá, até o final do ano letivo, diversificados enfoques, como “Limite - Hora do sim e hora do não”, “Saúde”, “Sexualidade”, “Drogas”, “Estatuto da Criança e do Adolescente” e “Diferenças e diferentes”.
De acordo com a secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, a proposta com o projeto “Encontros” é envolver pais de alunos, estudantes e profissionais em palestras que enfocam assuntos voltados para a cidadania, cotidiano, além da importância da vida saudável:
- A finalidade é contribuir para a qualidade do ensino e integração da comunidade escolar. A família e a escola formam uma equipe. E o ideal é que ambas tracem metas de forma simultânea, propiciando ao aluno segurança na aprendizagem e crie cidadãos críticos capazes de enfrentar situações adversas do cotidiano - destaca Marilena Garcia.
A maior parte das escolas aproveita o sábado letivo para realizar as atividades do programa. Entre elas está o Colégio Municipal Interagir, que vai recebeu neste sábado (2), pais e responsáveis pelos estudantes. Na oportunidade houve a oficina voltada para a temática “Cuidado com a família”, em que a orientação educacional vai destacar questões como “Diálogo entre pais e filhos”, “Limites” e “Cuidados com a saúde e alimentação”.
Para a diretora-adjunta do “Interagir”, Danielle Vieira, o projeto é de fundamental importância: “Quanto mais programações voltadas para a interação e orientações aos pais é melhor. A participação dos pais em oficinas como estas é essencial para reforçar o papel da família na escola e intensificar o elo com os filhos”, disse.
As oficinas com o enfoque “Cuidar” já foram ministradas no decorrer do mês de maio em escolas municipais de Ensino Fundamental e Educação Infantil. Entre elas estão as unidades Professora Maria Isabel Damasceno Simão, Anna Benedicta da Silva Santos, Professor Samuel Brust e Iracy Pinheiro Marques.
Iniciado no mês de março, o “Encontros” já abordou a temática “A Mulher e seus direitos” e “Meu corpo - O que eu faço com ele”, que destacou orientações de saúde e prevenção às doenças. As oficinas do projeto estão sendo realizadas uma vez ao mês, durante os intervalos dos turnos nas unidades ou em dias específicos conforme a agenda definida pela equipe.
As integrantes da coordenação de Orientação Educacional, Lis Maria Reid e Maria Erli Mendonça, explicam que os temas estão sendo definidos de acordo com as sugestões da equipe de orientadores educacionais: “Durante nossas reuniões de planejamento, a equipe de orientadores educacionais registra situações que envolvem o cotidiano escolar e chega a um consenso quanto às abordagens aos pais, professores e alunos”, concluiu Maria Erli.