Profissionais da Coordenadoria Extraordinária de Igualdade Racial estão visitando escolas públicas municipais para executar o projeto “Fala Jovem”. A ação consiste em um bate-papo com jovens acima dos 12 anos de idade sobre o que pode ser feito para construir atividades para uma cultura de paz no município. O protagonismo juvenil, a sua autoestima, além de convivência social e valores morais, são temas da iniciativa.
Segundo as organizadoras e palestrantes Yaisa Carolina dos Santos e Sandra Brandão, exemplos de fatos reais são debatidos durante a atividade. “Procuramos demonstrar a importância de se mudar a realidade, pois mesmo morando em situação de vulnerabilidade e em área de risco, o público alvo pode e deve reagir positivamente, transformando o mundo em que vive”, conta Yaisa.
- Também apresentamos a essa juventude os programas municipais disponíveis nas áreas de educação, cultura e esporte, como por exemplo o Cemeaes, o Nova Vida, o Jovem Aprendiz, além das escolas de dança e de idiomas – ressalta Sandra Brandão.
Na próxima terça-feira (26), o “Fala Jovem” vai acontecer na Escola Municipal Cláudio Moacir, que fica no Parque Aeroporto, com início às 8h. Já na quarta-feira (27), é a vez de 200 alunos, de 14 turmas, da Escola Municipal Professor Samuel Brust (Fronteira) assistirem às palestras. O projeto esteve na mesma escola na quarta-feira passada (20), abrangendo 150 alunos de 10 turmas.