Foto: Luiz Ernesto Filho
Fazendo Mais Cultura leva biblioteca, capoeira e muitas brincadeiras à Virgem Santa nesta quinta-feiira
Nesta quinta-feira (8/09) o Fazendo Mais Cultura chega com sua bagagem recheada de brincadeiras, brindes, música e muito mais atrações na Virgem Santa. Esta é a sexta edição do projeto da Fundação Macaé de Cultura, que tem como objetivo principal despertar o gosto pelo saber através do entretenimento alinhado com educação cultural.
O projeto foi ganhando espaço, se solidificando e, atualmente, é uma realidade que possui público próprio, com aclamação total da população; isto ainda na primeira etapa.
Uma das atrações que vem ganhando muita notoriedade é a Biblioteca Pública Municipal Drº Télio Barreto, que encanta a criançada com o varal de poesias, a brinquedoteca, a contação de história, como também a pintura no rosto dos baixinhos, que quase sempre escolhem um personagem dos livros infantis para se espelhar.
A capoeira do Mestre Kib é outra atração, que faz com que toda a platéia a prestigie. É notória a perplexidade do público com a agilidade, e a ginga dos alunos, cujas idades vão dos seis anos até a fase adulta. Para o mestre, só o soar do atabaque já é um atrativo, que mobiliza a atenção dos presentes, e acrescenta: “A capoeira seduz, requer muita dedicação e condicionamento físico, isto sem falar na parte educativa, que fazemos questão de elucidar em cada aula ministrada.Temos que nos comprometer não só em formar um bom capoeirista, mas também em trabalhar o caráter e a educação desses jovens”.
O projeto prevê 19 apresentações ao todo, sendo que na décima edição terá início a segunda etapa, que retorna aos bairros, com um formato remodelado, mais abrangente e com muitas novidades, mas sempre focado nas vertentes culturais presentes na Fundação, usando o lúdico como ferramenta de encantamento e atração.