Foto: Maurício Porão
Um dia antes de encerrar as atividades deste ano, o Projeto Pró-Vida Cidadã do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Nova Esperança irá apresentar uma cantata natalina aos idosos do Asilo de Imbetiba (Liga Beneficente São João Batista). O projeto, que já vinha trabalhando os processos de socialização e descoberta do mundo das crianças e adolescentes daquele bairro, deverá apresentar duas músicas inéditas no período: “Então é natal”, da cantora Simone, e “Jesus Cristo”, de Roberto Carlos.
A coordenadora do Cras Nova Esperança, Erivalda Bittar explicou que o coral formado por 15 crianças e adolescentes irá acompanhado pelo professor de música Sirley Castro e deverá se exibir nesta terça-feira (18), às 14h. “Na quarta-feira (19), eles farão outras apresentações artístico-culturais aqui no Cras Nova Esperança, ao lado do PAC - Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal, para encerrarmos as atividades deste ano”, disse.
O Pró-Vida Cidadã é desempenhado pela secretaria de Desenvolvimento Social nos Cras da Nova Esperança, Botafogo, Aeroporto e Serra e destina-se a colher com atividades lúdicas, culturais, esportivas e musicais as crianças e adolescentes de seis a 15 anos, no contra turno escolar.
Segundo a secretária Vânia Deveza, ele foi gerado para a construção de um espaço de convivência, participação e o desenvolvimento deste público e atende às famílias que participam do Programa de Atendimento Integral à Família (PAIF), um dos principais programas sociais.
- Até o próximo dia 19, o projeto estará encerrando suas atividades deste ano, com apresentações artísticas e culturais como a dança, música, capoeira, teatro e poesia, sempre acompanhados de uma equipe técnica de referência e com a da participação das famílias. É uma festa que gera autoestima e proporciona a cada uma delas um dia lúdico e alegre — pontua Deveza.
Ela lembrou que a Prefeitura de Macaé tem mais três grandes projetos que trabalham com crianças e adolescentes; o Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), o Programa Nova Vida, e o Cemeaes (Centro Municipal de Educação e Atendimento Escolar).