logo

Projeto leva educação ambiental a escolas municipais

13/09/2022 18:34:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Bruno Campos

Iniciativa ressalta a importância do cuidado com espécies que estão ameaçadas, em especial, as tartarugas marinhas

Com foco na educação oceânica, o Projeto Iurukuá, desenvolvido pelo Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade do campus Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Nupem - UFRJ), foi realizado na tarde desta terça-feira (13), no Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro (Aeroporto). Cerca de 40 alunos do 2º ano participaram das atividades voltadas para a importância do cuidado com espécies que estão ameaçadas, em especial, as tartarugas marinhas. Direcionado às 26 escolas municipais, o objetivo é desenvolver estratégias de educação que visam a sensibilização e adoção de práticas sustentáveis para conservação da espécie.

A vida das tartarugas, réplicas e cascos atraíram a atenção da garotada. Entre eles estavam os estudantes Lucas da Silva, Lucas da Silva Machado e Emily Vitória da Conceição. Eles participaram de oficinas, exposições, receberam informações e se integraram a atividades lúdicas como jogos interativos. “Temos que cuidar de tartarugas e não jogar lixo no mar. Gostamos muito de tudo”, citou Lucas.

O projeto, que foi contemplado junto ao Programa "Macaé Conecta: centro de pesquisa e desenvolvimento" - ligado à Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior - atenderá, até o final letivo, cerca de 5 mil alunos do 1º ao 5º ano. A intenção é propagar ações que visam preservar todo ecossistema marinho e espécies como peixes, baleias, tartarugas e golfinhos.

Satisfeitas, as professoras das turmas participantes, Elen Couto e Gisele Barcelos elogiaram o projeto. “As atividades lúdicas contribuem muito com nosso dia a dia”, pontuou Elen.

De acordo com o coordenador, Vinicius Albano, o projeto, iniciado em julho na rede municipal, está conseguindo atingir as expectativas. “Já visitamos sete escolas, inclusive na região serrana. A recepção está ótima. Os alunos se interessam, interagem. Este é um momento certo para atividades que envolvem transformação, decisões e cidadania”, pontua o professor de Zoologia e diretor de extensão.


Ainda em setembro, o projeto percorrerá outras escolas municipais, seguindo o cronograma:

15/09- Escola Municipalizada Fantina de Melo;

20/09- Colégio Municipal Pedro Adami;

22/09- Escola Municipal Tarcísio Paes de Figueiredo e Maria Augusta de Aguiar Franco;

27/09- Escola Municipal Wolfango Ferreira e Ciep Municipalizado Darcy Ribeiro;

29/09- Escola Municipal Coquinho.


Fotos Relacionadas