Projeto Pedagógico da Semaph valoriza identidade macaense para estudantes

Mar 2, 2010 3:27:13 PM - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Kaná Manhães

O Solar dos Mellos está situado na Rua Conde de Araruama 248, Centro.

Para disseminar a alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio e também a estudantes universitários valores como o conhecimento da história de Macaé, sua economia e cultura, a subsecretaria de Acervo e Patrimônio Histórico (Semaph) da prefeitura está preparando o Projeto Pedagógico.

A Semaph está convocando responsáveis pelas instituições de ensino (diretores ou professores), localizadas no município, a entrarem em contato com o Solar dos Mellos (Museu da Cidade de Macaé), pelos telefones 2759-5049 ou 2763-2396, com a finalidade de agendar encontros estritamente educativos.

Segundo a professora de História e pesquisadora da Semaph, além de coordenadora do Projeto Pedagógico, Gisele Muniz, equipe formada por seis profissionais (historiadores e agentes culturais) estará à disposição do público alvo, em todas as quartas e quintas-feiras, no período da manhã, a partir das 9h, ou no período da tarde, com início às 14h. Isso ainda no mês de março.

- Lendas, histórias, conhecimentos econômicos e culturais, além de visitas ao Solar e foco em trabalhos e pesquisas acadêmicas, serão devidamente contados e orientados; analisados e investigados -, conta ela.

No encontro, preparado com conteúdos diferenciados para o público infantil, adolescente e para os estudantes universitários, haverá a duração de uma hora e trinta minutos, num espaço cuja capacidade física é de 30 participantes.

Os receptores de conhecimento irão absorver conteúdos referentes à exposição permanente, que enfatiza o antigo morador do Solar dos Mellos, Cezar Mello, que era comerciante e jornalista. Depois eles irão assistir ao vídeo, intitulado “História Feita de Rastros” - um termo utilizado pelo historiador Antonio Alvarez Parada - tomando consciência da economia e da história macaense.

- Nosso objetivo é que os estudantes conheçam a história local e regional, de modo que se reconheçam como co-autores do processo de construção da cidadania na cidade de Macaé – explica Gisele.

Ela acrescenta ainda que a identidade do macaense é valorizada mediante a execução desse Projeto Pedagógico. “Esse trabalho de disseminação de Macaé para alunos e estudantes macaenses e moradores da cidade só finda quando encerrar o ano letivo, no término de 2010”, completa ela, lembrando que os profissionais de ensino interessados no projeto além de contato telefônico também podem enviar mensagem eletrônica pelo e-mail semaph@macae.rj.gov.br.

O Museu da Cidade de Macaé ou Solar dos Mellos está situado na Rua Conde de Araruama 248, Centro.