logo

Projeto Professor Investigador aborda Rio Macaé

04/11/2010 11:12:45 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Kaná Manhães

O estuário do rio Macaé é um exemplo de ecossistema

Pelo sétimo ano consecutivo, a Subsecretaria de Acervo e Patrimônio Histórico da prefeitura de Macaé (Semaph) realiza o projeto “Professor Investigador: o estudo da história local”. Encerrando os trabalhos do projeto em 2010, na próxima quarta-feira (10), às 14h, será realizada palestra com o mestre em Engenharia Ambiental. biólogo, pesquisador e professor Rafael Nogueira Costa. O tema do encontro é o Rio Macaé.

O público alvo desse evento é constituído por profissionais de ensino de variadas áreas, além de pesquisadores, alunos e todos os cidadãos interessados em conhecer um pouco mais da realidade macaense. De acordo com a coordenadora do Professor Investigador, a historiadora e professora Gisele Muniz, o objetivo é levar a sociedade macaense a reconhecer a condição atual do Rio Macaé, buscando referências históricas de suas características e particularidades.

Abordando temas como História, povoamento e escravidão, o projeto desta vez vai abordar também a questão ambiental. “Participar do Professor Investigador é proporcionar aos indivíduos não somente identificação com os frutos da pesquisa acadêmica, mas também promover momentos de reflexão e de discussão sobre a interferência humana nos processos urbanos”, pontua a coordenadora.

Para o palestrante Rafael Nogueira, sua palestra tratará de uma análise da qualidade ambiental do estuário do Rio Macaé com base na ecotoxicologia, que é o estudo de efeitos tóxicos causados por poluentes naturais ou sintéticos, sobre quaisquer constituintes dos ecossistemas - animais (incluindo seres humanos), vegetais ou microorganismos, em um contexto integral

- Os impactos ambientais gerados pela exploração offshore de petróleo estão usualmente relacionados a derrames de óleo nos ambientes marinhos, embora outros impactos ambientais também possam ocorrer em ecossistemas distantes das áreas de exploração – explica ele

Segundo o pesquisador, o crescimento populacional de atividades econômicas estimuladas pela atividade petrolífera na Bacia de Campos vêm induzindo a uma série de pressões sobre os recursos naturais em cidades como Macaé, que a partir de 1978 passou a ser a base operacional das atividades de exploração de petróleo e gás na Bacia de Campos.

- O estuário do rio Macaé é um exemplo de ecossistema onde o crescimento do município ao seu redor pode estar induzindo importantes modificações na sua estrutura física, química e biológica. Testes de toxicidade usando anfípodos como organismos-teste são empregados para avaliar a qualidade dos sedimentos marinhos e estuarinos, juntamente com análises químicas – conclui o mestre.