logo

Projeto resgata identidade cultural de Imbetiba

18/08/2015 16:47:00 - Jornalista: Equipe Segov

Foto: Weverton Manhães

Fomentar a cultura musical também é função do poder público

A prefeitura, por meio da secretaria de Governo, estuda novas edições do projeto “Encontros Musicais na Imbetiba”, que promove o resgate da identidade cultural do bairro. No domingo (16) houve a primeira edição do “Encontros Musicais na Imbetiba”. Foi um dia para relembrar os tempos de boemia e badalação da Imbetiba dos velhos tempos, segundo opinião dos moradores e visitantes do bairro. O Anfiteatro Antônio Alvarez Parada sediou o evento.

O sambista Ricardo Badaró levou o público ao delírio ao relembrar clássicos do samba para o palco do anfiteatro com músicas de Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, Monarco da Portela, entre outros. Ao final da apresentação, a nostalgia tomou conta do lugar quando foram entoadas marchinhas de Carnaval e sambas enredos inesquecíveis do Carnaval carioca.

Para Cíntia Carvalho, moradora do Centro, a orla da Imbetiba se tornou o lugar ideal para os passeios em família. “Sempre ouvi falar dos tempos em que a Imbetiba era super movimentada. Hoje tive a oportunidade de experimentar um pouco do que os meus pais e avós curtiram no passado. A Imbetiba está linda e este evento foi um presente para todos nós que gostamos de boa música e passeios em família”, comentou.

O músico Ricardo Badaró falou da experiência em tocar no evento. “É uma experiência incrível para mim, pois sou macaense, venho de uma família de músicos da cidade e estudei na escola de música do município. Cresci ouvindo histórias da antiga Imbetiba e, poder tocar hoje em um local de tanta tradição histórica e cultural da cidade, para mim é uma verdadeira honra. Fiquei muito feliz com o convite para participar deste projeto”, detalhou.

Segundo o secretário de Governo, Leonardo Gomes, esta foi apenas a primeira etapa do projeto que visa o resgate histórico e cultural de Macaé.

“Embarcamos no projeto de resgate da identidade histórica do município e decidimos iniciar o projeto na Imbetiba, um bairro que acolhe toda essa concepção histórica de Macaé. E não há nada melhor do que a música para fazer com que o bairro volte a agregar famílias, grupos de amigos e turistas. Ficamos muito felizes com o resultado desta primeira edição e, diante da reação positiva do público, já estamos planejando a próxima etapa do projeto”, finalizou.