Foto: Robson Maia
Interesse da empresa é de participar futuramente no caso da cidade optar por realizar a modelagem financeira conhecida como Parceria Púbico Privada (PPP)
Pioneira na interiorização do modal ferroviário para transporte de passageiros, a prefeitura de Macaé comemora os avanços no processo de implantação do projeto Metrô Macaé, cujo contrato para aquisição das composições do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) já foi assinado. O município vem consolidando os processos que geram interesse de investidores, como os da empresa sul coreana Posco Ict, que estiveram na cidade nesta terça-feira (22) conhecendo detalhes da operação prevista para iniciar em 2012.
O grupo percorreu os 25 quilômetros da linha férrea conhecendo a ligação norte-sul (Lagomar-Imboassica) que o projeto pretende atingir. Segundo o Diretor Executivo da Posco Ict, Seung Hwan, o interesse da empresa é de participar futuramente no caso da cidade optar por realizar a modelagem financeira conhecida como Parceria Púbico Privada (PPP).
O grupo foi recepcionado no gabinete pelo prefeito Riverton Mussi (PMDB), que conversou com os empresários sobre o vigor econômico do município e o potencial para grandes investimentos. A logística, a infraestrutura viária e a rede de saúde e educação – que impulsionaram a conquista da cidade como líder no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) do Estado do Rio – foram alguns dados comentados pelo prefeito. A equipe técnica da secretaria de Mobilidade Urbana participou da reunião no gabinete com o prefeito.
- É importante o intercâmbio de informações com outras nações para trocarmos conhecimento de tecnologia e conhecer as novidades. Em Macaé, projetos como a macrodrenagem, onde investimos R$ 277 milhões para acabar com os pontos de alagamento, e o Veículo Leve sobre Trilhos, que vai ligar Macaé de norte a sul por meio do transporte ferroviário, criam eixos estruturantes para atender a população e preparar o município para o crescimento que é contínuo. A expectativa de fomento no desenvolvimento econômico da cidade é ainda maior com as descobertas do pré-sal e nós, poder público, preparamos a cidade e os cidadãos para esse crescimento – comentou o prefeito.
A comitiva coreana desta terça-feira não é a primeira a visitar o município para conhecer o projeto do VLT. O empreendimento vem ganhando repercussão e já foi apresentado para investidores espanhóis, que estiveram na cidade na semana passada.
Com trabalhos iniciados em março de 2009, o projeto Metro Macaé conta com um Convênio de Operação Específica (COE) assinado entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Secretaria de Estado de Transporte e Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), atual concessionária do trecho.
Para julho está prevista a chegada de um protótipo que estará aberto à visitação pública. O governador Sérgio Cabral, parceiro do prefeito Riverton Mussi e incentivador do projeto, vai participar do lançamento. Acompanharam ainda a visita a Procuradora do Município, Maria Auxiliadora de Moura e técnicos da Secretaria de Mobilidade Urbana.