Foto: Divulgação
A atividade aconteceu nesta sexta-feira, na área central da cidade.
Alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Marli Vasconcelos Lemos movimentaram, nesta sexta-feira (21), a Praça Washington Luiz e as ruas próximas, como a Télio Barreto, com ações de conscientização ambiental. Caracterizados como pequenos motoristas, eles distribuíram mudas de espécies frutíferas e exóticas para os que dirigiam e circulavam nas proximidades da praça. A mobilização que faz parte do projeto “Viva o meio ambiente”, fruto da parceria entre as empresas Transforma Gerenciamento de Resíduos, a Concessionária Autopista Fluminense e a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação.
Durante a programação, que foi realizada em comemoração ao Dia da Árvore, os estudantes se concentraram em um estande organizado pela equipe da escola. No espaço foram apresentados trabalhos desenvolvidos no decorrer do primeiro semestre letivo, como maquetes, materiais produzidos com garrafas pet´s e latinhas de alumínio. O público também pode apreciar desenhos confeccionados pelos estudantes e materiais que são utilizados em sala de aula pelos professores.
- O debate quanto ao meio ambiente é uma questão que deve ser levada além das salas de aula. Parcerias como estas são importantes, não apenas para levarmos a reflexão quanto ao meio ambiente, mas em relação à educação no trânsito também. São ações que reforçam a qualidade do ensino municipal. A escola está de parabéns - ressaltou a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia.
Encantada com a ação, a dona de casa, Nilse Bastos, afirmou que todas as escolas deveriam seguir o modelo da Marli Vasconcelos Lemos: “Estou maravilhada com a dedicação das crianças. Ganhei uma muda de Ipê e meu marido, que passou por aqui de carro, recebeu uma muda, sacola de coleta de lixo e um desenho lindo de um aluno”, falou.
Também entusiasmado com o envolvimento ambiental dos estudantes, o médico Alberto Lessa contou que a ação dos alunos deve servir de modelo para os adultos: “Projetos como estes são fabulosos. Levando a conscientização ambiental para esta garotada é que nossa sociedade poderá ser transformada. A mobilização dos alunos e educadores da rede municipal é importante, pois eles, não apenas estão destacando a importância da conservação do meio ambiente, mas a qualidade de vida, a exemplo houve a entrega destas mudas frutíferas. Esta escola está no caminho certo aliando educação, saúde e meio ambiente”, disse o médico.
Reconhecida por ser uma das pioneiras no projeto de reciclagem, a Escola Municipal de Educação Infantil Marli Vasconcelos Lemos envolve alunos e familiares em um amplo projeto ambiental que consegue mobilizar as comunidades de áreas como Botafogo, Novo Botafogo, Águas Maravilhosas e Aroeira. O projeto prevê a doação de materiais como papelão, garrafas PET e óleo, que são revertidos em benefícios à própria escola. Diante do sucesso o trabalho, a unidade, que conta com 440 alunos, se tornou ponto de recolhimento de material reciclável.
- Além da conscientização ambiental, a contrapartida do projeto é que os materiais recolhidos são encaminhados para Transforma Gerenciamento de Resíduos, que periodicamente doa brindes para a unidade - explicou a diretora Cláudia Márcia Thomáz da Rocha.
Ela pontuou ainda que o tema “Meio Ambiente” faz parte do projeto pedagógico da escola: “Periodicamente realizamos diversos trabalhos com a comunidade escolar e reuniões com os pais e familiares dos alunos. Estamos satisfeitos com os resultados das campanhas. No ano de 2003, arrecadamos cerca de 2 mil garrafas pet´s para reciclagem. Já no inicio de 2012 registramos a arrecadação de 87 mil garrafas pet´s e latas”, destacou a diretora.
Outra ação que faz parte do cotidiano dos estudantes da escola é O “Viva Meio Ambiente”. Promovido pela Autopista Fluminense, o projeto leva conscientização ambiental para os educadores, que participam de cursos de capacitação, e para os alunos, com a realização de oficinas e concursos internos como de frases e desenhos para os estudantes.